domingo, 14 de setembro de 2008

Violoncelo : Um som profundamente humano

Não vamos fazer neste post uma história detalhada do instrumento. Basta referir que este evoluiu a partir da "viola da braccio" (viola de braços se quisermos traduzir literalmente) que era na prática um violino maior com um braço maior com um som mais grave. Este instrumento era na prática um pouco maior que o actual violoncelo.

O seu formato e dimensão foram evoluindo ao longo do século XVI e XVII apenas se fixando por volta de meados do século XVIII.

Durante bastante tempo as obras para violoncelo solo ou como instrumento solista foram relativamente escassas dado que este era essencialmente tido como um instrumento de acompanhamento, isto não obstante os muitos concertos de Vivaldi e Bocherinni para este instrumento. Claro que havia as suites para violoncelo solo de Bach mas estas eram raramente tocadas. Aliás foram recuperadas por Casals no inicio do século XX, Casals que podemos ouvir aqui precisamente a interpretar estas peças verdadeiramente fantásticas (pode também ouvir a segunda parte aqui).

Do período clássico poderíamos destacar os dois concertos de Haydn de que escolhemos o segundo aqui interpretado e dirigido por Rostropovich e claro o triplo concerto de Beethoven para Violino, Violoncelo e Piano. Para o ouvir temos a dificuldade da escolha em dois trios fantásticos Itzhak Perlman, Yo-Yo Ma e Daniel Barenboim ou David Oistrakh, Mstislav Rostropovich, Sviatoslav Richter.

Do período romântico podemos reter o concerto para Violoncelo de Saint-Saëns aqui interpretado por Pierre Fournier, o Duplo Concerto para Violino e Violoncelo de Brahms de que escolhemos uma interpretação de
David Oistrakh and Mstislav Rostropovich.

Amanhã continuaremos com uma segunda parte com mais obras de referência para este instrumento. Leia aqui a segunda parte deste post.

As pesquisas interessantes da semana

Numa altura em que faltam 10 horas para a votação acabar a escolha neste momento recai sobre Brahms mas pela mais curta das margens. Apenas um voto ! 14-13 ! Mesmo Schumann não está longe com 10 votos ... Ainda vão a tempo de fazer lobby.

vídeos de músicas de andamentos lento : A escolha é dificil dado que existiriam milhares de possibilidades ... A escolher um andamento lento vou dar a hipótese entre a Marcha Fúnebre da terceira de Beethoven e o Adágio da Sétima de Beethoven.

violoncelo disse : Sim tinha prometido. Ainda hoje vai haver um post só sobre o instrumento e algumas das minhas peças preferidas para o mesmo.

telemann principais obras : Podem começar por aqui . Depois podem utilizar a caixa de pesquisa para encontrar todos os posts que fizemos sobre este compositor.

o que e "strings" na musica : A palavra inglesa strings significa cordas e diz normalmente respeito aos instrumentos de corda friccionada (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, ...)

o que significa musica erudita ? : É um sinónimo de "Música Clássica". Utiliza-se por se pensar erradamente que apenas quem possui erudição pode entender e gostar de música clássica
musicas de leonard bernstein : Bem este tema fica para um post posterior. Uma das nossas promessas ...

como comportar concerto de música clássica: Bem, fazer silêncio, não se mexer na cadeira mais do que o razoável, não aplaudir entre os andamentos de uma peça (ter um programa é uma boa ideia), de uma forma geral evitar perturbar o ambiente criado pela música, se tiver MESMO que tossir o meu conselho é esperar por uma parte mais "forte" da música

caixa de musica do filme lagoa azul : Já tinha respondido a esta questão aqui . Assim segundo este site a composição em causa é o Nocturno Op.9 nº2 de Chopin que podem ouvir aqui.

"há qualquer coisa certa neste mundo"
"fim da música clássica" : Há sempre algumas pesquisas que me deixam intrigado. Esta semana foram estas duas ... Sim há qualquer coisa certa neste mundo e quanto ao fim da música clássica como dizia o outro "as noticias da sua morte foram grandemente exageradas.

Oportunidades na Amazon