quinta-feira, 3 de junho de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#21- 2010)

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#21- 2010)

Esta semana a pesquisa que mais me fez rir foi:  "musica para quem não gosta da segunda feira". Não sei que vos diga. Que há razões para não apreciar Segundas é verdade, que a música pode ser um bom remédio também é verdade agora que acreditem que podemos dar ideias nesse sentido é verdadeiramente fantástico e soçobramos no peso da responsabilidade. Para mim qualquer concerto "dinâmico" funciona como forma de evitar a nostalgia que nos assalta nos inícios de semana ...  mas também pode ser o Prelúdio da primeira Partita para Violoncelo Solo ... esta semana tem sido essa a música de "descompressão". O que me dá a ideia para uma nova rúbrica regular ... a partir de agora todos os domingos ao fim-do-dia teremos a "Música Desopilante para a Semana" :-)

As Pesquisas mais interessantes da Semana

  1. Raquel Cambournac : Segundo prémio na categoria dos mais jovens no IV Concurso Capela. Fui assistir à gala final no Domingo mas ainda não tive ocasião de escrever um post sobre esse facto. Fica aqui a promessa que será para breve.
  2. Rui Paiva Buxtehude: Suponho que o leitor se estará a referir ao disco em que Rui Paiva interpreta obras de Dietrich Buxtehude que tem estado em destaque por este blog. Pode ler tudo sobre esse disco aqui.  
  3. academia de método suzuki lisboa : Há várias escolas na zona de Lisboa que leccionam utilizando este método. Dessas escolas posso recomendar por as conhecer a Metropolitana de Lisboa e a Academia de Música de Lisboa em ambos os casos excelentes escolas com excelentes professores.
  4. im abendrot strauss tradução : Sim já publicamos neste blog uma tradução desta canção (uma das 4 ultimas Canções de Strauss) aqui.
  5. kopke loures : Suponho que estamos a falar da pianista e organista Lilian Kopke. Falamos dela ainda que brevemente numa das nossas recomendações de Quinta-Feira a propósito de um concerto em que participou em Loures. Encontrei uma curta biografia aqui.
  6. nathan milsteins acidente : Na verdade a carreira deste violinista de origem ucraniana (Milstein nasceu em Odessa) tendo sido aluno de Leopold Auer. Na verdade a carreira deste violinista terminou em 1987 quando partiu um braço. Note-se que Milstein tinha na altura 83 anos e continuava a interpretar em público de forma regular.
  7. o que é o carnaval dos animais de saint saens : Ora bem trata-se de uma obra do compositor Francês Saint Saens de 1886 em 14 movimentos cada um dos quais representa um animal. É uma obra muito interessante do ponto de vista pedagógico. Curiosamente Saint Saens proibiu a sua execução em vida (ele temia que a aparência pouco "séria" da peça prejudicasse a sua reputação de compositor sério) com a excepção do andamento "Cisne" certamente o mais famoso andamento desta suite sinfónica. A peça é essencialmente uma série de piadas e "boutades" mas podem ler mais neste post com links para a interpretação com animações em plasticina (espectaculares) para todos os andamentos. Juntamente com Pedro e Lobo de Prokofiev e Guia para Jovens de Britten é das obras sinfónicas hoje em dia mais utilizada nos reportórios de orquestras para jovens.
  8. Os seis quartetos do op.18 de Beethoven : Falamos aqui ainda que brevemente do primeiro desses Quartetos. Fica desde já prometida uma viagem mais detalhada ao conjunto (mas nesse outro post têm links para uma excelente interpretação do Quarteto Allan Berg.
  9. quais são as óperas de haydn : Haydn compôs 17 óperas embora nos nossos dias praticamente nenhuma seja interpretada a não ser com fins históricos ou outras comemorações, algumas delas estando mesmo perdidas. A maioria (14) foi composta quando ao serviço do Duque Eszterhazy. Para ilustrar o estilo de composição de Haydn propomos uma ária de Orlando Paladino provavelmente a mais conhecida durante a sua vida.
  10. vida e obra de emil sauret : Emile Sauret (1852-1920) foi um violinista e compositor francês aluno de Charles de Bériot o criador da escola franco-belga de violino e mais tarde aluno também de Henri Vieuxtemps. Sauret começou muito cedo a fazer tournées pela Europa tendo numa delas visitado o nosso país. Tanto Paganini como Liszt conheceram o violinista tendo inclusivamente este ultimo tocado várias vezes em conjunto com ele em várias das suas actuações nos Estados Unidos. Além de excepcional instrumentista foi também professor tendo leccionado em várias universidades (Londres e Chicago por exemplo) e um compositor bastante prolífico sendo sobretudo conhecido hoje pela cadencia que escreveu para o 6º concerto de violino de Paganini.

Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 610 visitas de 21 países diferentes das quais 312 de Portugal , 263 do Brasil e 4 da Hungria e da Espanha sendo a Hungria uma estreia neste volátil quarto lugar. Lisboa com 120 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou São Paulo com 55 visitas e finalmente em terceiro o Porto com 53 visitas.

Destas 56 foram directas, 119 foram através de sites de referência enquanto 416 foram de motores de pesquisa. 11 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 31 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 235 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 827 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi As dez mais interessantes pesquisas da semana #20 que foi lido por 30 vezes. Por outro lado o post que mais visitas gerou de volta ao site foi o Muse Rules no Rock in Rio (32 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto Lista de Interpretes e Músicos  foi a mais lida (57 vezes).

Oportunidades na Amazon