sexta-feira, 6 de agosto de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#29 e #30 - 2010)

Bom mais uma vez temos um post sobre pesquisas que aborda um período de tempo maior do que uma semana neste caso são duas ... e bem quase que teríamos uma terceira tendo em conta que hoje estamos quase no fim de semana.

As 10 pesquisas mais interessantes (Semana 29 e 30 de 2010)
  1. "haydn: concertos para violoncelo" : Na verdade os concertos de violoncelo de Haydn estão entre as suas obras mais representativas e também entre o reportório mais executado pelos solistas deste instrumento. Tínhamos falado aqui brevemente destes concertos mas eles sem dúvida merecem mais por isso aqui fica prometido que em breve a eles voltaremos.  
  2. "joão de sousa carvalho" opera : Compositor português de que abordamos aqui a sua produção de ópera bastante numerosa e da qual algumas obras foram inclusivamente interpretadas nos nossos dias.
  3. 4 estações portenhas : Uma das composições de que mais gosto de Astor Piazzola. Não falamos delas de forma individual até agora mas essa é também uma nova promessa que teremos um dia de cumprir. Para já proponho que oiçam estas obras em vários arranjos: Primavera (para trio - Violino, Piano e Violoncelo) com alguns desencontros. Verão pelo próprio Piazolla. O Outono numa versão para Orquestra e por fim o Inverno pela Orquestra Holandesa de .... Bandolins - só para vos ilustrar a enorme diversidade de adaptações existentes destas obras que não ficam nada atrás das suas congéneres de Vivaldi ou Haydn só para referir algumas.
  4. as quatro ultimas cancoes richard strauss : Por acaso também são 4 como as estações portenhas mas as semelhanças terminam por aí. Na verdade trata-se de um conjunto de canções de que já falamos aqui.
  5. claudio arrau: Pianista Chileno (1903-1991) de que escrevemos uma curta biografia aqui (chamamos a atenção para a entrevista que incluímos e que dá uma boa perspectiva das suas concepções sobre a música, a arte e a vida. 
  6. jozsef lendvay nasceu : Este violinista húngaro nasceu em Budapeste em 1974. Já tínhamos mostrado algumas interpretações suas do concerto de Max Bruch.
  7. musicas classica tocada na lagoa azul, qual foi a musica classica final novela viver a vida :  Numa categoria a que poderíamos chamar "outras formas de divulgação da música clássica" - e para que saibam para mim em ambos estes casos foi bem conseguida - tivemos esta semana estas duas questões que por acaso se repetem com alguma frequência e a que já respondemos. Assim da Lagoa Azul, a seguir aos olhos azuis da Brooke Shields a melhor coisa é mesmo o nocturno nº2 de Chopin. Quanto ao final da novela Viver a Vida obviamente a Nona de Beethoven dirigida pelo maestro João Carlos Martins, um exemplo para todos nós.
  8. música clássica - o cisne : Supomos que este leitor estava à procura da peça de Saint Saens que faz parte da suite orquestral Carnaval dos Animais. Esta foi aliás a única parte dessa suite que Saint Saens permitiu que fosse interpretada enquanto fosse vivo. Na verdade estava preocupado pelas consequências que a peça poderia ter sobre a sua carreira por poder ser considerada "pouco séria". Esta peça faz hoje parte do reportório de Violoncelo.
  9. prelúdio (da suíte para violoncelo solo n.º 1) : Este prelúdio é efectivamente a parte mais conhecida desta obra de Bach o que de certa forma é uma pena dado que muitos de nós paramos por aí para a ouvir centenas de vezes não nos aventurando no resto da perfeição. Neste post estudamos esta suite com bastante profundidade. Leiam para não perderem links para fabulosas interpretações de Violoncelistas como Casals, Jacqueline du Pré ou Rostropovich só para citar alguns.
  10. ranking dos melhores violinistas do mundo, ranking mundial das grandes orquestras: Bom que eu saiba não existe propriamente um ranking. No que diz respeito aos violinistas pode ler aqui uma lista  de 82 grandes violinistas desde o principio do século.  No que diz respeito às grandes Orquestras  pode ler uma lista de algumas grandes orquestras europeias  e também uma lista das Grandes Orquestras Americanas. Falta o resto do mundo claro onde também existem excelentes agrupamentos nomeadamente no Japão, Brasil e Austrália só para referirmos alguns.
Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nestas 2 semanas 1041 visitas (que resultam de pesquisas) de 19 países diferentes das quais  510 do Brasil, 476 de  Portugal e 15 dos Estados Unidos em terceiro lugar recuperando assim o terceiro lugar. Lisboa com 164 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou São Paulo com 127 visitas e em terceiro a Invicta cidade do Porto com 51.

Destas 111 foram directas, 286 foram através de sites de referência enquanto 608 foram de motores de pesquisa. 36 visitas vieram do feedburner enquanto nestas semanas temos tido em média 28 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 276 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 1433 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi  Uma sugestão do blog The Rest Is Noise que foi lido por 31 vezes. Por outro lado o post que mais visitas gerou de volta ao site foi o Faleceu António Feio (30 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto Lista de Interpretes e Músicos  (62 vezes).

Oportunidades na Amazon