quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mais pesquisas interessantes (Semana #02 - 2013)

Na semana passada além da pesquisa de que já falamos houve outras quatro que despertaram a minha vontade de responder por razões totalmente diversas. Aqui ficam essas outras quatro pesquisas (sem promessas que nas próximas semanas se repita este episódio ...)

Pesquisa Extra nº1 : música clássica por onde começar
Razão da vontade de responder: Um momento de falta de modéstia
Resposta: Por este blog obviamente em particular por esta lista.

Pesquisa Extra nº2: quero descobrir o nome de uma musica erudita no lagoa azul
Razão da vontade de responder: Lembrou-me a minha adolescência e a Brooke Shields e os seus olhos azuis como a lagoa ...
Resposta: A banda sonora não tem que eu saiba qualquer música clássica porém há uma caixa de música que quando é aberta toca um dos nocturnos de Chopin mais concretamente o nº 9.

Pesquisa Extra nº3: qual o nome atribuído à nona sinfonia de dvorak
Razão da vontade de responder: Ser uma resposta curta!
Resposta: Sinfonia do Novo Mundo de que falamos já neste blog.

Pesquisa Extra nº 4: melhor interpretação da 6ª sinfonia de g.mahler
Razão da vontade de responder: Adoro Mahler e estou em modo de espírito equivalente ...
Resposta: Aviso prévio. É uma resposta puramente pessoal. Para mim quando me falam de Mahler só concebo falar na direcção de Leonard Bernstein. Em particular vem-me sempre a memória um dos programas que Bernstein fez na sua famosa série sobre este compositor. Esse programa (esse episódio em particular, mas outros também não fariam mal) deveria ser mostrado em todas as escolas de música (para já não dizer em todas as escolas mesmo). Aqui ficam em baixo os apontadores para os DVDs com a série de programas de Bernstein e a gravação de Bernstein com a Filarmónica de Viena dessa 6ª Sinfonia.



Por fim dessa mesma 6ª sinfonia sempre com Bernstein mas agora com Filarmónica de Nova Iorque fiquem com música como sempre.

Oportunidades na Amazon