domingo, 2 de março de 2008

Música por Lucienne Petit e Poesia por Bernardo

Não costumo neste blog fazer referências à minha vida para além de vos contar os concertos ou a música que ouvi. Hoje vou abrir uma excepção por duas razões. Fez ontem anos que a minha avó faleceu e Lucienne Petit foi certamente uma das razões pelas quais hoje gosto de música clássica.

Deixem-me que vos conte uma história que tem tudo a ver com música e com este meu post muito especial. A minha avó era farmacêutica. A ultima farmácia que teve era numa pequena aldeia francesa no meio de sítio nenhum. Uma daquelas aldeias que julgamos só existirem em filmes. A farmácia da minha avó também parecia ter saído desses mesmos filmes. Tinha um sino (verdadeiro, não electrónico) na porta que tocava quando um cliente entrava e ainda tinha daqueles recipientes enormes (pareciam-me) de vidro onde se vendia perfume a litro, perfume que cheirava a lavanda. A minha avó na verdade era farmacêutica mais pela razão do que pelo coração. Pelo coração era poeta e sobretudo música. Era poeta pela sua atitude em relação à vida era música porque tocava violino e piano e provavelmente teria sido essa a sua profissão caso não tivesse cedido a "razão" de uma vida talvez mais fácil. Mas isso são contas de outro rosário.

A minha avó tinha várias teorias invariavelmente poéticas sobre os negócios farmacêuticos. Dizia-me, quando passava as férias de verão com ela, que a música clássica atraía os clientes. Abria então as janelas do seu escritório e no seu piano começava a tocar. E invariavelmente os clientes chegavam mesmo e interrompiam aqueles momentos mágicos. A minha avó tocava muito bem, muito bem mesmo e em grande parte esses minutos introduziram-me à música clássica. Isso e a aparelhagem de alta-fidelidade que tinha na sala e onde ouvi vezes sem conta os seus discos, os mesmos, sempre. Garanto-vos que o Adagio de Albinoni ou Rachmaninoff ouvido no meio do campo com uma trovoada de verão no fundo e acompanhado com o cheiro intenso da terra molhada depois da chuva na terra ainda quente ganha todo o seu esplendor. Ainda hoje quando chove de verão e volta aquele cheiro oiço a mesma música e sinto-me feliz.

E vem tudo isto a propósito da segunda parte desta história. A minha avó era uma verdadeira poeta e ontem estivemos em família a relembra-la com velhas fotografias. Ontem nasceu outro poeta. O meu sobrinho Bernardo que tem oito anos leu-nos o seu primeiro poema. Este poderia ser uma excelente introdução à quinta sinfonia mas não é apenas isso. Foi o seu primeiro poema. Tal como a minha avó o meu sobrinho é um poeta.

O meu primeiro poema por Bernardo

És o fogo da minha alma
Linda como uma flor
e o terrível medo vai desaparecer
No meio da escuridão vi-me só contigo
Quero-te dar a luz, a glória e a esperança
És só o meu amor.

Fiquem bem que hoje não sei se conseguirei escrever sobre a quinta sinfonia ... como sabem tenho concerto à tarde ... e depois outro tipo de música me aguarda.

Mozart (1756 - 1791)

Ainda não é uma verdadeira biografia de Mozart mas apenas um índice temático com os vários posts que fizemos sobre este compositor. A biografia irá chegar em breve (teremos de esperar por fim de semana menos preenchido ...).

Operas

As Bodas de Figaro : K. 492
Flauta Mágica : K. 620
Cosi fan tutte: K. 588
Don Giovanni : K. 527
Teresa Stich Randall e Mozart (Texto de João Benard da Costa)


Sinfonias
Sinfonia "Jupiter" : K 551
Sinfonia Praga : K 504

Sonatas
Sonata para piano nº8 : K 310
Sonata para piano nº 14: K. 457
Sonata para Violino nº 21 : K.304

Concertos

Concertos para Violino
Concerto nº1 : K 207
Concerto nº2 : K 211
Concerto nº4 : K 218
Concerto nº5: K. 219

Concertos para Piano
Concerto para piano nº 21 em Dó Maior: K 467
Concerto para piano nº 24: K 491
Mozart - Concerto para dois pianos : K. 365

Concertos para Instrumentos de Sopro
Concerto para Flauta: K 313
Concerto para Clarinete: K 622

Música sacra
Missa breve em Dó Menor: K 427
Missa breve em dó Maior: K 317
Exsultate, jubilate e Ave verum corpus: K. 165 e K. 618
Requiem: K 626

Divertimentos e Outras Obras Instrumentais

Eine Kleine Nacht Musik : K. 525
Uma brincadeira músical: K 522

Oportunidades na Amazon