Apesar de existirem dúvidas sobre a votação ocorrida (leiam este outro post) em alguns dias desta semana dado que nestes ultimos dias aparentemente regressamos à normalidade vou manter esta votação. Será porém condicionada à não existência de novos fenómenos que denunciem a existência de manipulação.
Tivemos esta semana 59 votantes (?) tendo agora esta eleição chegado aos 216 votantes e um total de 687 votos ou sejam +187 do que na semana passada o que significa que os votantes (?) desta semana escolheram em média um pouco mais do que 3 concertos cada um. Eu que nesta lista tenho dificuldade em escolher apenas 5 admiro esta capacidade de síntese, mas são certamente os efeitos da paixão que os move !
Nesta semana os vencedores relativos foram sem dúvida o 5º de Beethoven, o 20 de Mozart e o Rachmaninoff que recolheram 19 votos ! Na liderança houve uma mudança sendo esta agora partilhada precisamente por Mozart e Bartok.
01. Bartók Nº3 (Sz. 119) ............ 55 (+12) votos.
01. Mozart Nº 20 (K. 466) ........... 55 (+19) votos. Info aqui.
03. Ravel Nº1 (Obra Nº83) ........... 54 (+06) votos. Info aqui.
04. Shostakovich Nº1 (Op. 35) ....... 53 (+13) votos.
04. Prokofiev Nº3 (Op. 16)........... 53 (+14) votos.
06. Rachmaninoff Nº2 (Op. 18) ....... 51 (+19) votos. Info aqui.
07. Haydn (Hob. XVIII:11) ........... 49 (+16) votos. Info aqui.
08. Gershwin Nº1 in Fá .............. 46 (+11) votos.
09. Beethoven Nº 5 (Op. 73) ......... 45 (+19) votos. Info aqui.
10. Schumann Nº 1 (Op. 54) .......... 36 (+07) votos. Info aqui.
11. Brahms Nº 1 (Op. 15) ............ 34 (+13) votos.
12. Tchaikovsky Nº1 (Op. 23) ........ 30 (+07) votos. Info aqui.
12. Beethoven Nº 4 (Op. 58) ......... 30 (+07) votos. Info aqui.
14. Chopin Nº1 (Op. 11) ............. 24 (+09) votos.
14. Mozart nº 21 (K. 467) ........... 24 (+04) votos. Info aqui.
16. Mozart Nº 24 (K. 491) ........... 17 (+01) votos. Info aqui.
17. Grieg Nº1 (Op. 14) .............. 15 (+01) votos. Info aqui.
18. Liszt Nº1 (S.124) ............... 08 (+04) votos. Info aqui.
19. Mendelssohn Nº 1 (Op. 25) ....... 06 (+04) votos. Info aqui.
20. Saint Saens Nº2 (Op. 22) ........ 02 (+01) votos. Info aqui
A única música que precisa de embalagem é a música de plástico.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Pierre Fournier ( 1906 - 1986 )
Pierre Fournier nasceu em Paris a 24 de Junho de 1906 tendo começado a estudar piano com a sua mãe. Porém um ataque de poliomielite aos nove anos (a doença diminuiu a sua sensibilidade numa das pernas dificultando a utilização do pedal) levou-o a mudar para o Violoncelo. Foi aluno do Conservatório de Paris onde viria a ser professor em 1941 e 1949 data em que abandonou a sua actividade lectiva para se dedicar totalmente à carreira de interprete (embora mais tarde tenha retomado parte dessa actividade nomeadamente em cursos de verão em Zurique).
Era um instrumentista que se caracterizava pela forma elegante e distinta com que interpretava tendo sido apelidado o "aristocrata do Violoncelo" em virtude dessa postura altiva. Tocava tanto música contemporânea como barroca tendo os compositores seus contemporâneos nomeadamente Poulenc e Fauré dedicado-lhe obras. A partir de 1925 iniciou uma bem sucedida carreira enquanto instrumentista tendo tocado com os maiores instrumentistas do seu tempo de que são famosos os trios com Thibaud e Cortot, os concertos de câmara com Szigeti, Primrose e Schnabel ou mais tarde os trios com Szeryng e Kempff.
A título de anedota são famosos alguns episódios nomeadamente um em que após um recital de Tortelier Fournier lhe terá dito "Paul, gostaria de ter a sua mão esquerda" ao que Paul Tortelier terá respondido "Pierre, e eu gostaria de ter o seu braço direito". Na verdade enquanto pedagogo Pierre fournier insistia muito na importância de um bom controlo do braço direito e nomeadamente de um "cotovelo colocado alto" para um som perfeito.
Chegaram-nos algumas gravações de referência de Fournier das quais eu pessoalmente recomendava as suites para Violoncelo de Bach (Bach: 6 Cello Suites BWV 1007, 1008, 1009, 1010, 1011 & 1012) e claro as sonatas para Violoncelo e Piano de Beethoven que interpretou com Kempff (Beethoven: The Music for Cello and Piano). Em qualquer um dos casos estamos perante obras primas. Para quem gostar de imagens este DVD da EMI Classics (Pierre Fournier [DVD]) é uma boa escolha.
Desde 1956 passou a residir na Suiça tendo falecido em Geneve a 8 de Janeiro de 1986.
Era um instrumentista que se caracterizava pela forma elegante e distinta com que interpretava tendo sido apelidado o "aristocrata do Violoncelo" em virtude dessa postura altiva. Tocava tanto música contemporânea como barroca tendo os compositores seus contemporâneos nomeadamente Poulenc e Fauré dedicado-lhe obras. A partir de 1925 iniciou uma bem sucedida carreira enquanto instrumentista tendo tocado com os maiores instrumentistas do seu tempo de que são famosos os trios com Thibaud e Cortot, os concertos de câmara com Szigeti, Primrose e Schnabel ou mais tarde os trios com Szeryng e Kempff.
A título de anedota são famosos alguns episódios nomeadamente um em que após um recital de Tortelier Fournier lhe terá dito "Paul, gostaria de ter a sua mão esquerda" ao que Paul Tortelier terá respondido "Pierre, e eu gostaria de ter o seu braço direito". Na verdade enquanto pedagogo Pierre fournier insistia muito na importância de um bom controlo do braço direito e nomeadamente de um "cotovelo colocado alto" para um som perfeito.
Chegaram-nos algumas gravações de referência de Fournier das quais eu pessoalmente recomendava as suites para Violoncelo de Bach (Bach: 6 Cello Suites BWV 1007, 1008, 1009, 1010, 1011 & 1012) e claro as sonatas para Violoncelo e Piano de Beethoven que interpretou com Kempff (Beethoven: The Music for Cello and Piano). Em qualquer um dos casos estamos perante obras primas. Para quem gostar de imagens este DVD da EMI Classics (Pierre Fournier [DVD]) é uma boa escolha.
Desde 1956 passou a residir na Suiça tendo falecido em Geneve a 8 de Janeiro de 1986.
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