quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Gustav Mahler (1860 - 1911)

Em vários manuais de história da música Mahler e Bruckner  são  analisados em conjunto. Aliás conta a "anedota" que Mahler estava presente na estreia de uma das sinfonias de Bruckner, na altura com apenas 17 anos.

Tal como Bruckner Mahler era Austríaco tendo nascido em Kalischt na Boémia no seio de uma família judaica - Hoje esta localidade faz parte da Républica Checa pelo que a nacionalidade de Mahler poderia também ser reclamada por este país !

Em todo o caso o facto é que para além da nacionalidade outras semelhanças aproximam os dois compositores. Em primeiro lugar a natureza contemplativa da sua música. A sua preferência pelo género sinfónico em que não obstante o seu génio incontestável nunca conseguiram um reconhecimento absoluto.

Mahler estudou no Conservatório de Viena e na Universidade de Viena tendo sido aluno precisamente de Bruckner, uma outra razão pela qual existe sem dúvida uma certa relação na obra dos dois compositores. Mahler acreditava que uma sinfonia devia "abarcar o mundo inteiro" e talvez por isso as suas obras são geralmente tão introspectivas.

Mahler que no seu tempo era reconhecido - justamente - como um extraordinário maestro nunca conseguiu quer no género sinfónico quer nas canções (o outro tipo de composição que tentou e neste género que claro que o ciclo de canções Das Lied von der Erde - As Canções da Terra é absolutamente incontornável) ver o seu génio confirmado. Muito possivelmente porque as pessoas viam-no como um maestro ... e não como um compositor.

Faremos mais tarde uma biografia mais detalhada deste compositor por agora fiquemos com uma canção do ciclo Das Lied von der Erde mas oiçam primeiro uma introdução por Leonard Bernstein que entendia Mahler como ninguém (aliás se puderem ver o programa Musica para Jovens que Bernstein dedicou inteiramente a Mahler percebem o que eu quero dizer). O ciclo que refiro está inteiramente disponível no You Tube comecem pela primeira parte aqui (Orquestra Filarmónica de Israel dirigida por Leonard Bernstein).

Recomendações para o fim de semana 22/24 de Janeiro 2010

Retomamos esta semana após umas semanas de ausência as nossas recomendações para o fim de semana se tudo correr como pensamos passaremos a fazer estas recomendações à Quarta-Feira. Manteremos a nossa lógica de percorrer todo o país de sul para norte.

Assim e começando no Algarve mais precisamente em Loulé teremos um recital de piano intitulado "Um Piano Russo" pela pianista Tatiana Balyuk. Será no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé no Sábado dia 23 pelas 16:30. Fazem parte do programa obras de Tchaikovsky, Scriabin, Prokofiev, Rachmaninov e Victor Hussla.

Continuando no Algarve na Biblioteca Municipal de Albufeira teremos o acordeonista Gonçalo Pescada num concerto destinado a bébés. Será no Sábado mas infelizmente a notícia não nos diz a hora.

Ainda no Algarve mas agora na Igreja Matriz de Vila do Bispo teremos a Orquestra do Algarve dirigida por Osvaldo Ferreira no Sábado à 21h. Serão interpretadas obras de Richard Wagner, Dvorák e Beethoven.

Agora um pouco mais a norte no Alentejo integrado no "6º Festival Terras sem Sombra - Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo" teremos Jordi Savall (Viola da Gamba) e Pedro Estevan (Percurssão) num recital que terá lugar na Igreja Matriz de Santiago Maior (Santiago do Cacém) no Sábado às 21:30.

Viajando ainda um pouco mais para Norte teremos em Almada no Fórum Municipal Romeu Correia um recital de piano e violino por Bruno Monteiro e João Paulo Santos. O recital intitulado "O Casal Shumann" e que terá lugar no Sábado às 16h consiste em obras pouco conhecidas de Clara e Robert Schumann.

Na invicta cidade do Porto teremos na Sexta-Feira dia 22 pelas 21h um concerto intitulado "Nacionalismos à parte" pela ONP dirigida por Michal Dworzinsky na Casa da Música do Porto.  O pianista Boris Giltburg interpretará com a ONP o 1º concerto para piano de Chopin. O concerto inclui também a interpretação de obra de Francisco Lacerda.

Também na Invicta e também na Casa da Música mas agora no Domingo teremos às 12h um concerto intitulado "Brahms e a Música Antiga" com o Coro Casa da Música dirigido por Paul Hillier.

Finalmente na belíssima ilha da Madeira teremos a Orquestra de Bandolins da Madeira dirigida por Eurico Martins. Será na Sexta-Feira às 21h na Igreja Inglesa.

Oportunidades na Amazon