terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tchaikovsky - Concerto para Violino (Op. 35)

O concerto para violino de Tchaikovsky é uma das obras que está certamente na minha lista de obras preferidas, uma daquelas que não resisto de ouvir de vez em quando e que nessa altura ouço vezes e vezes seguidas. Tive também a sorte de ouvir este concerto ao vivo no Grande Auditório da Gulbenkian por duas vezes e é uma das memórias que garanto não esquecerei.

Este concerto em Ré Maior (Op. 35) foi composto em 1878 logo após o malogrado casamento do compositor com Antonina Miliukova e num período em que estava em quase depressão. Teria ouvido nesse período interpretado pelo seu aluno Yosif Kotek a Sinfonia Espanhola do compositor francês Lalo que teria sido assim a inspiração para este magnífico concerto.

Inicialmente dedicado a Leopold Auer (está na nossa lista de melhores violinistas do século aqui) este começou por considerar o concerto intocável (e a verdade é que é uma das peças mais difíceis do reportório violinistico) embora o tenha interpretado mais tarde na sua carreira. Perdeu no entanto com essa falta de visão a dedicatória que Tchaikovsky acabaria por mudar para Adolf Brodski que interpretou a estreia em Viena a 4 de Dezembro de 1881

O concerto está organizado numa forma clássica em três andamentos

Primeiro Andamento (Allegro moderato)
Segundo Andamento (Canzonetta Andante)
Terceiro Andamento - Finale (Allegro vivacissimo)

Hoje não vamos descrever cada um deles em detalhe (podem ver essa descrição carregando nos links respectivos), por agora oiçam aqui o primeiro andamento por Jascha Heifetz (fotografia deste excepcional violinista interpretando esta obra à esquerda).

Oportunidades na Amazon