sábado, 11 de setembro de 2010

Post nº 1000 : Os vossos comentários a este blog (Parte 38 - 16 a 31 de Outubro de 2009)

A 17 de Outubro Luís Maia simpaticamente acrescentava uma sugestão para Portimão em complemento às sugestões da semana (atenção que esta sugestão é para 2009 :-)): "Se me permite já que mencionou Portimão, o informo que também no dia 23 deste mês, será apresentada a ópera Sansão e Dalila, no âmbito do Festival de Ópera de Portimão, que todos anos acontece. A direcção é do maestro Ferreira Lobo e teremos Carlos Guilherme e Alla Gorobchenko como protagonistas". Frioleiras pedia-nos para acrescentar a representação da obra de Marcos Portugal (que por acaso estava na lista) : "E La Zaida (de Marcos Portugal) na Gulbenkian?............ Versão concerto pela primeira vez em Portugal. Era importante ver/ouvir.... (creio eu). Foi na F.C.Gulbenkian dias 15 e 17."

A 19 de Outubro Geocrusoe comentava sobre o nosso dicionário de termos musicais : "Embora conheça o termo, considero este tipo de post informativos de grande importância, por permitirem conhecer técnicas e termos que podem passar despercebidos aos ouvintes.Efectivamente o uso e abuso de uma dada técnica como o legato, pode transformar um obra alegre e fresca numa obra melosa e enjoativa."

A 20 de Outubro Dialectos de Ternura comentando as nossas pesquisas mais interessantes da semana afirmava: "Perlman faz-me voar com "Thais", de Massenet Um pai babado pelo finlho é melodia que faz enternecer! zia". Mário por seu lado comentava a ilusão da escala de Penrose : "Devo ter algum defeito auditivo: enquanto a ilusão visual funciona a 100% , a subida de escala sonora falha: noto perfeitamente quando a nota desce em vez de subir, e lá se vai a ilusão! É mais fácil fazer trapaça com a perspectiva 3D -> 2D do que com a perspectiva sonora, a que falta o 3D !"

No dia 23 de Outubro após trocar o nome de uma das nossas leitoras e comentadoras mais assiduas recebemos o seguinte comentário : "É "Moura", Fernando, não "Moira" ;) O primeiro concerto foi belíssimo, pena estar tão pouca gente...". Claro que me auto-puni de forma assaz violenta como respondi de seguida : "Ooooooooooooooooooooooooooops ! Vou corrigir e vou escrever no quadro mil vezes, além de me castigar de forma inconfessável batendo com a cabeça na parede ...". Ainda nesse mesmo dia Fantasia Musical propunha um outro concerto : "AHH!... Falta um concerto importantíssimo que se realizará amanhã, domingo, em Castelo Branco com a Orquestra Académica da ANSO (Metropolitana). Será pelas 16H30, no Cine Teatro Avenida. É que na 2ª Sinfonia de Beethoven que será interpretada na segunda parte do concerto, terá uma flautista muito especial ;)".

A 26 de Outubro Pianoman comentava a nossa tradução da análise de Berlioz da Nona Sinfonia de Beethoven : "é uma óptima análise.Mas, uma pergunta: isto é uma tradução, não é? é que, por vezes, nota-se uma espécie de tradução "à letra", provavelmente do inglês, principalmente no uso de alguns termos técnicos (ex: "sétima diminuída" é claramente "sétima diminuta")." Quanto a Dialectos de Ternura admirava-se da ousadia de Berlioz : "Ai, ai,Curiosa e expectante andava eu pela continuação. Saltando a análise da parte física ou técnica musical, que reconheço humildemente não perceber patavina, a restante análise não me defraudou,muito pelo contrário. Acaba aqui a análise de Berlioz? Que atrevimento!Muitíssimo obrigada!"

Também no dia 26 de Outubro mas agora comentando as nossas pesquisas da semana dizia João Ferreira : "Eu conheço-a e posso por isso tentar ajudar. Têm aí em pdf uma pequena biografia.
http://www.fpc.pt/FPCWeb/docs/21840.pdf. E passo a informar que amanhã dia 28 pelas 19h ela dará um recital de piano solo na Fundação Portuguesa das Comunicações, concerto a ser transmitido em directo pela Antena 2 e inserido no programa Concerto Aberto. Programa:
http://www.fpc.pt/FPCWeb/displayconteudo.do2;jsessionid=CDD548D910A6F8217226519907454997numero=21839". Rifa afirmava que talvez fosse ao concerto : "Obrigado pela informação. Gostava de ir, talvez vá." E foi pergunta-se hoje que está passado praticamente um ano?. Pianoman por seu lado ajudava-nos explicando quem era Henck : "Henck é Herbert Henck, um dos pianistas que gravou os Klavierstücke de Stockhausen em CD."

A artista de que falávamos no paragrafo anterior é Rita Namorado de quem recomendamos o seu concerto aberto e que foi comentado pelo Sofá Amarelo : "Xi, podia ter passado lá a essa hora - era uma óptima maneira de terminar dois recheados de conferências na Gulbenkian... interessantíssimas! Um abraço!!!"

Anamar dizia no dia 29 de Outubro a propósito do post em que dei os parabéns à minha mana Lucia : "Posso dar-lhe também os parabéns??? Dia feliz... Agora vou ouvir a música...:))". Quanto a minha mana agradeceu assim : "Antes de outras considerações, um obrigado à “anamar” pela sua mensagem.Quanto ao meu Querido Mano, não estivesse a escrever em publico, dizia-lhe que o quanto me extasiei com o melhor presente do dia que foi a sua mensagem, assim apenas te agradeço do fundo do coração as tuas comoventíssimas palavras, o "Solo Per Te Lucia", magnificamente cantado pelo “meu” Pavarotti e claro, a lembrança da “nossa” Teresa Stich-Randall que tanto e tanto me tem acompanhado. Obrigada pelo teu tão bonito presente virtual e pelas tuas palavras um grande BEM HAJA."

Numa tentativa (frustrada) de termos uma rubrica diária com as pesquisas efectuadas no dia anterior comentou Geocrusoe : "Conheço a soprano em causa e confesso que gosto muito da sua voz, não muito forte, mas agradável e fresca. Já a ouvi cantar várias vezes no Faial, embora não conheça nenhum vídeo dela no youtube, só mesmo ao vivo, o que também é bom sinal ;)"

Oportunidades na Amazon