terça-feira, 6 de julho de 2010

Elixir de Amor de Donizetti em Sintra (Festival de Música de Sintra) - Detalhe

Como prometido ontem e até porque estamos precisamente a falar de ópera romântica vou falar-vos da récita de ontem. Em primeiro lugar é difícil não ser contagiado pelo romantismo do local. Gostava de ter tirado fotografias para os leitores que não conhecem Sintra ficarem com uma ideia mas não o fiz. Encontrei uma imagem do Palácio Nacional da Vila de Sintra na net que resolvi partilhar.

Como vos disse a acústica do local não é propriamente fabulosa e a amplificação da componente instrumental também não me agradou especialmente. O facto do tenor que representou o papel de Nemorino estar com um problema de voz notou-se em especial na conhecida ária "Una Furtiva Lagrima" imortalizada por tenores com a estatura de Caruso ou Pavarotti. Salienta-se o esforço do cantor sobretudo tendo em conta que já na Sexta-Feira o concerto havia sido interrompido pela chuva.

Quanto ao resto gostei sobretudo do primeiro acto em que houve momentos verdadeiramente mágicos. No segundo não sei se pelo adiantado da hora não senti a mesma pulsação dos cantores e da orquestra. Uma coisa vos garanto no conjunto valeu a pena não ter cedido à preguiça. Foram umas horas bem passadas incluindo o jantar naquela belíssima praça.

Penso que o festival de música de Sintra está de parabéns. Nem é preciso referir a dinamização turística que adiciona à vila, ainda por cima perfeitamente dentro do contexto do local.

Oportunidades na Amazon