segunda-feira, 9 de março de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana 09

Passado o Carnaval o Brasil recupera o primeiro lugar em número de visitas com 371 visitas contra 340 de Portugal e de 12 da França e Reino Unido que assim se mantêm na luta para o distante terceiro. Por cidades Lisboa com 150 visitas, São Paulo com 77 e a Invicta cidade do Porto com 44 visitas.

1. todas as sinfonias compostas por Beethoven : Já respondemos a esta pergunta mas aqui fica de novo a lista:
Sinfonia nº 1
Sinfonia nº 2
Sinfonia nº 3 (Primeira Parte) e Sinfonia nº 3 (Segunda Parte)
Sinfonia nº 4
Sinfonia nº 5 (Primeira Parte) e Sinfonia nº 5 (Segunda Parte)
Sinfonia nº 6 (Primeira Parte) e Sinfonia nº 6 (Segunda Parte)
Sinfonia nº 7 (Primeira Parte) e Sinfonia nº 7 (Segunda Parte)
Sinfonia nº8
Sinfonia nº9 (Primeira Parte) , Sinfonia nº 9 (Segunda Parte) , Sinfonia nº 9 (Terceira Parte) , Sinfonia nº 9 (Quarta Parte).

2. Qual é a idade da violinista sarah chang : Fará 29 anos a 10 de Dezembro de 2009. Ou seja tem neste momento 28 anos, leia aqui uma breve biografia.

3. Erlkonig tradução : Já tinhamos recomendado uma tradução deste poema de Goethe que foi utilizado por Schubert na obra do mesmo nome aqui.

4. henry purcell aniversario : Fizemos um post breve sobre este compositor nascido a 10 de Setembro de 1659 e falecido a 21 de Dezembro de 1695 (datas presumidas) aqui.

5. biografia freddy kempf : Pianista inglês. Fica prometida aqui uma biografia, fiquei intrigado com o que descobri.

6. friedrich seitz - compositor : Essencialmente conhecido pelas suas obras que fazem parte de uma grande parte dos métodos de ensino de violino. Fica prometida também uma biografia.

7. valsas de brahms : Claro que a relação de Brahms com as valsas está muito marcada pela sua amizade com Johann Strauss II. Compôs algumas valsas entre as quais o Op. 39 de que falámos aqui.

8. quem é emanuel bach : O segundo dos cinco filhos de Bach. Falamos dele aqui. Um dos casos em que é mesmo dificil ter o nome do pai ...

9. rachmaninoff il volo diz que não gosta de musica classica? : Suponho que procuravam o voo do moscardo de Rimsky-Korsakoff que Rachmaninoff parafraseou. Oiçam aqui essa versão.

10. o que é um cravo musical : Já por várias vezes explicamos mas como a questão é recorrente aqui fica de novo a explicação: Trata-se de um instrumento de teclas tipicamente utilizado no período renascentista e barroco em que as cordas eram beliscadas em vez de serem percurtidas. Leiam a explicação um pouco mais detalhada aqui.

Oportunidades na Amazon