sábado, 8 de maio de 2010

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 23: 1 a 15 de Março de 2009)

No dia 2 de Março comentava Frioleiras a propósito de um post sobre Varella-Cid: "Por falares em pianistas............... esta noite, ao jantar, através do Mezzo, voei até ao mundo da Clara Schumannn e do seu romance adúltero com Brahms, enquanto ouvia a sensualidade encantatória das mãos da Martha Argerich a tocarem o concerto para piano. Como já o disse , ela é para mim a melhor interprete de Schumann.... lindo, lindo(gosto de ler os teus artigos...)." Confesso que estava (e ainda estou) convencido da natureza platónica do amor entre Clara e Brahms como respondi na altura a esta nossa leitora: "Hum, então acha que as coisas entre Brahms e Clara não eram apenas platónicas? Eu sei que é dificil de acreditar ... Ora aqui está um pouco de "salero" para este blog. Um pouco de argumento de novela das sete. Brinco claro. A sério, até agora eu estava convencido desse amor platónico. Vou investigar."

No dia 4 de Março dizia Gi a propósito da nossa lista de votação para o concerto de violino preferido: "Fernando, obrigada pela listagem e pelos links, vou aproveitar para conhecer mais alguns concertos. Sobre o concerto para violino do Phillip Glass, tanto quanto sei é único. Eu tenho a gravação da Naxos. Este excerto é realmente o primeiro andamento, oiça o segundo aqui: foi por este que inicialmente me apaixonei. E para quem quiser saber mais, o Glass tem um site oficial." Também sobre essa votação dizia o João Luís Prada e Silva : "Votei em 4: Beethoven, Bruch, Mendelssohn e Brahms. O concerto de Bruch é dos mais interessantes de todos os tempos, com o seu dionisíaco Allegro energico final. É capaz de convocar da tumba todos os grandes violinistas mortos para um último grande solo." Sempre falando desta votação dizia Fantasia Musical: "Bem, estou a ver que terei de passar de novo por aqui, mas com tempo disponível para ficar e ficar e ficar... É que, se existem alguns concertos que adorarei voltar a ouvir, haverá outros que vou descobrir, pois não conheço mesmo! Que bom que o Fernando se dispôs a fazer esta excelente compilação! Espero que não se fique pelo violino ;)". Pulga da Areia comentava a presença do Concerto para Violino de Glass: "Tenho o Glass na DG, pelo Gidon Kremer e com a Filarmonica de Viena. Não é de deitar fora, tem a sua graça e faz a diferença no estilo minimal repetitivo - mas nada que se compare aos clássicos! Ouve-se bem como música de fundo... o meu preferido é de longe o 3º andamento, que se constrói com é habitual em Glass ao ritmo de uma empolgante cavalgada de complexidade crescente. Do ponto de vista instrumental, a parte de violino parece-me fácil e atrozmente vulgar." Por fim dizia mdsol : "OBRIGADA pela lista, pelos links Ah e aos comentadores também agradeço. Prometo votar. No que eu gostar mais! I'll be back! rsrs :))". Sim aos comentadores eu também agradeço. Como referi no inicio da comemoração destes 1000 posts em que vamos já em 23 partes (e quando já completamos mais de 10% do nosso caminho para os 1000 :-)) sem o contributo dos comentadores este blog seria muito, mas muito, mais pobre.

No dia 4 de Março e agora sobre o concerto de Max Bruch dizia Pulga da Areia: "É verdade, o concerto de Bruch é muito especial e levou o meu voto. O de Sibelius é o que se aproxima mais desse romantismo excessivo, e é igualmente virtuosístico e apelativo a uma audição entusiástica. O adagio é fabulosamente bonito. Os outros, muito bons, são um pouco mais académicos, ou seja, mais perfeitos mas mais entediantes à la longue. Parabéns pelo excelente blog , sou seguidor. Mário"

No dia 6 de Março dizia mdsol : "Está registado! :))))". A 9 de Março voltamos aos comentários sucintos : ":)))". A 11 de Março dizia-nos (era o concerto de Elgar que não tinha tempo para ouvir) : "Ai que não tenho tempo para ouvir tudo em tempo útil... Balhamdeus! :))". A 13 de Julho dizia (sobre a ilha da Madeira) : "Olha olha... íamo-nos cruzando rsrsrs :)))". A 14 de Março voltava a comentar: "E eu que ando com pouco tempo... Balhamedeus! Tanto para ouvir...:))"

No dia 8 de Março Geocrusoe sugeria-nos uma visita a um vídeo: "Veja isto e veja o que é mesmo amar a música, independentemente das condições... http://www.dailymotion.com/video/x7j7oh_le-seul-orchestre-symphonique-de-rd_music"

No dia 9 de Março Pianoman corrigia-nos (a propósito de um post sobre o Concerto Nº1 para Violino de Schostakovich): "Uma pequena correcção: as notas que correspondem à sigla DSCH são: Ré - MI BEMOL - Dó e Si natural." No dia 10 de Março voltava a corrigir mais um erro agora num post sobre as pesquisas da semana: "5 filhos de Bach?? hehehe...como diriam os nossos irmãos do Brasil: "bota filho nisso!" ele teve 20 filhos !

João Luis dizia a 12 de Março que sabia da existência do concerto de Elgar mas nunca o tinha ouvido: "Ó pá, esse concerto de Elgar faz parte daquela lista de obras que sei existirem, mas nunca ouvi. São faltas que pedem reparo brevemente." Ainda a 12 de Março referia (falando da mania das listas) "Grande colega Fernando, muito agradecido pela menção ao meu "The 20 top-hits Symphonies". A mania da "lista" é, diríamos, indefectível. Abraço."

A 12 de Março Moura Aveirense dizia sobre a Madeira : "Ahhhhhhh, muito bem! :) É muito lida a ilha da Madeira, já tenho saudades de lá voltar!"

A 14 de Março Tarzan dizia sobre o livro de António Vitorino de Almeida : "O livro é muito divertido e completo. No entanto, não está isento de críticas. Eu já vou a meio do primeiro volume. Depois publico uma crítica completa."

Ainda a 14 de Março dizia-nos Diego Lapetina: "Parabéns pelo Blog, virei um adepto seguidor. Um espaço com esta qualidade era tudo que eu vinha procurando a tempos.. Sinceramente, Diego"

Estive hoje na Gulbenkian

Estive hoje na Gulbenkian  onde tive a oportunidade de ouvir a Orquestra Gulbenkian dirigida pela maestrina Joana Carneiro tendo sido solista a pianista Yuja Wang no Concerto Nº 2 para Piano e Orquestra de Bartok.

Claro que o meu filho que tem uma admiração especial pela Joana Carneiro também assistiu tendo gostado especialmente da Sinfonia nº 5 de Sibelius. Não sei porquê mas tem também uma predilecção especial por este compositor, já com o concerto para Violino (especialmente o terceiro andamento) também é assim.

No que me diz respeito achei interessante a primeira obra apresentada a Sinfonia para Instrumentos de Sopro de Stravinsky mas sobretudo ficou-me na memória o Concerto nº 2 para piano e Orquestra de Bartok.

No geral devo dizer que não sendo a primeira vez que vejo a Joana Carneiro a dirigir fico sempre maravilhado com a intensidade dramática que transmite. Aquele fim da Sinfonia de Sibelius foi simplesmente fenomenal.

Oportunidades na Amazon