quarta-feira, 16 de junho de 2010

Concurso Capela - Concerto dos Laureados 4ª edição

Tinha prometido há já algum tempo falar-vos um pouco deste concerto. Infelizmente por razões várias não tenho conseguido fazê-lo mais cedo. No entanto como mais vale tarde do que nunca é hoje que vamos cumprir a promessa.

O Concerto teve lugar no Palácio Foz na lindissima sala dos espelhos. este concurso cujo objectivo é proporcionar aos mais novos um incentivo ao estudo através da cedência de um instrumento do Luthier Capela sem dúvida o maior Luthier português. Aliás este concurso como é óbvio pelo seu nome serve também como homenagem a esta familia que proporcionou através dos seus instrumentos momentos de felicidade a tantos e tantos músicos.

O concurso está dividido em três categorias. Na categoria jovem foram premiados:

1º Prémio: Cristina Dimitrova (Conservatório de Cascais)
2º Prémio: Maria Raquel Cambournac (Conservatório Nacional)
3º Prémio: Francisca Lopes Moínhos (Academia "A Pauta")
Menção Honrosa: Mercedes Alves (Academia "A Pauta")

Posso dizer-vos que infelizmente não havendo programa de sala (ou já não havendo quando cheguei) terei de fazer algum esforço de memória e não vos poderei certamente dizer o que as jovens tocaram. Tenho no entanto na memória que Cristina Dimitrova tocou de forma absolutamente sensacional e que Maria Raquel Cambournac esteve muito segura como sempre. Creio que a Francisca não pode estar presente.

Na categoria Juvenil os premiados foram:

1º Prémio : Sara Ferreira (Conservatório Regional de Gaia)
2º Prémio : Carolina Ascenção (Academia "A Pauta")
3º Prémio : Lia Yeranosyan (Conservatório de Porto)

Penso que apenas a primeira premiada esteve presente mas sinceramente não me consigo recordar. Lembro-me no entanto destas jovens nas finais e posso garantir-vos que estiveram muitíssimo bem nessa altura. confesso que até preferi a segunda premiada mas enfim essa é uma opinião de treinador de bancada. foi de qualquer modo uma decisão certamente muito difícil porque o nível foi bastante igual e muito forte.

Finalmente na categoria Jovem os premiados foram:


1º Prémio : Miguel Zinc (Academia de Música de Lisboa)
2º Prémio : Virgilio Marcela Caldeira (Conservatório da Madeira)
3º Prémio : Maria Laranjo (Academia de Música de Lisboa)

Nesta categoria pude ouvir o Miguel Zinc e a Maria Laranjo que estiveram como sempre bastante seguros no que foi o fecho de uma tarde musical bem passada. Pena que não houvesse mais público para aplaudir os jovens presentes. 

Oportunidades na Amazon