terça-feira, 27 de janeiro de 2009

As Dez Melhores Pesquisas da Semana

Mais uma vez esta semana Portugal liderou o número de visitas com 410 contra 319 do Brasil e 23 da França que manteve o terceiro lugar com 23 visitas. Em termos de cidades Lisboa manteve a liderança com 184 visitas e 57 da invicta cidade do Porto. São Paulo ficou em terceiro com 42 visitas.

Quanto às 10 melhores pesquisas desta semana aqui vão sem nenhuma ordenação:

1. glenn gould frases : Uma das frases de Gould de que mais gosto tem a ver com a expressão do seu gosto por Bach. Dizia Gould "Se um dia tivesse que passar a minha vida numa ilha deserta e só pudesse tocar e ouvir obras de um único compositor então esse compositor seria Bach. Não consigo pensar noutra música tão auto-contida que me emocione tão completamente e que tenha um valor intrínseco para além

2. locatelli compositor : Compositor barroco italiano. Leiam uma curta biografia aqui.

3. quais os melhores compositores do período romântico : Se no período barroco é possível estabelecer um conjunto de três nomes incontornáveis (Bach, Vivaldi e Handel) e se no período clássico temos também um trio de igual peso (Haydn, Mozart e Beethoven) já no período romântico é muito mais difícil estabelecer um novo trio. Se tivesse mesmo de escolher três só para manter os período equilibrados escolheria Mendelssohn, Brahms e Tchaikovsky mas ao fazê-lo deixaria de fora muitos ...

4. william kapell, pianista biografia: William Kappel é um grande pianista americano (1922-1953) que morreu num trágico acidente de avião perto de São Francisco. No seu site oficial aqui têm uma história muito completa.

5. a primeira gravação de herbert von karajan : Segundo o site oficial de Herber von Karajan a primeira gravação de Herbert vo karajan foi em 1939 tendo gravado para a deutsche Gramophon um disco com a Terceira Sinfonia de Beethoven, a Nº 40 de Mozart e a Abertura dos cantores de Nuremberga de Wagner. Porém a wikipédia referencia em 1938 uma gravação com da abertura da Flauta Mágica. A Orquestra poderá ter sido a Staatskapelle Berlin ou a Orquestra da RAI de Turim (concerto de Mozart). Vou tentar clarificar, entretanto se algum leitor conhecer a verdade por favor não se acanhe e partilhe o conhecimento.

6. musica clássica do filme lagoa azul : Esta é uma questão recorrente, eu entendo. Na altura também fiquei apaixonado pela Brooke shields ao ponto de ainda hoje ser das poucas actrizes (desculpem-me o exagero no epíteto mas são efeitos da paixão) de que me lembro o nome. É tão recorrente que vou fazer um post só para isso ... Para já a resposta curta é: Segundo este site a composição em causa é o Nocturno Op.9 nº2 de Chopin que podem ouvir aqui.

7. morreu-me teresa stich-randall : este é o titulo de um excelente artigo que João Bénard da Costa publicou no jornal "O Público" e que eu tinha transcrito neste blog há já uns meses e que podem ler aqui.

8. concerto para violino e violoncelo : Há alguns. Eu gosto especialmente do de Brahms Op. 102 de que falamos aqui.

9. assai significado: Ora bem esta é uma polémica engraçada. Há quem pense que isto significa ligeiramente mais rápido do que "molto" , assai querendo então dizer "bastante mais". Porém "assai" também pode querer dizer suficientemente caso em que significaria "menos". Ou seja Allegro Assai tanto pode ser interpretado como mais rápido do que Allegro ou mesmo Allegro Molto como também pode ser interpretado como "bastante allegro", o suficiente se quiserem. Pessoalmente inclino-me mais para a ultima das interpretações.

10. that we here highly resolve that these dead shall not have died in vain : A principio intrigou-me a frase. depois lembrei-me que esta faz parte do "Gettysburg Address" de Abraham Lincoln e percebi a razão da visita. Eu falei aqui da composição de Copland que utiliza partes desse discurso.

Oportunidades na Amazon