quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Anton Arensky (1861-1906) - Trio com Piano em Ré Menor -

Aron Arensky
Continuando a minha exploração do Guia da Música de Câmara e numa sequência previsível já que puramente alfabética hoje vamos falar-vos de uma peça e de um compositor de que nunca tínhamos falado neste blog, embora se trate de uma das figuras mais interessantes do romantismo Russo.

Esta peça em particular foi composta em 1894 sendo em simultâneo uma homenagem a Mendelssohn e dedicada a memória de Karl Davidov (aliás é por vezes denominado o Trio Davidov) violoncelista e pedagogo.

O trio é composto por quatro andamentos que vos convidamos a ouvir numa interpretação com Robert Preston no Piano, Erik Friedman no violino e James Kreger no violoncelo.

Allegro moderato Scherzo (parte 1 e parte 2) - Allegro molto - Elegia - Adagio Finale - Allegro non troppo

Gostaria de vos chamar a atenção no primeiro andamento do tema constantemente repetido em várias variações de um grande lirismo. O segundo andamento é muito ao estilo de Mendelssohn que aliás caracterizava o compositor. A Elegia, o meu andamento preferido é um belíssimo Andante ... para terminar num ultimo andamento que transborda de energia. Acreditem vale a pena ouvir este trio do principio ao fim.

Curiosamente este trio deverá ter sido uma das primeiras obras gravadas graças a Julius Block que gravou em cilindros de cera num trio que deverá ter sido fantástico dado que Arensky tocava a parte de piano (além de compositor e pedagogo Arensky era um talentoso pianista). Estas gravações podem hoje ser adquiridas em CD pelo preço de $54 dolares (3 CD) com todos os cilindros recolhidos por Julius Block que incluem além desta gravação do Trio de Arensky algumas outras pérolas como gravações de Kreutzer, Taneyev, Conus e ainda gravações das vozes de Tolstoi e Tchaikovsky entre outros.


Toda a história dos cilindros e a encomenda dos discos pode ser encontrada aqui. Nesta imagem aqui ao lado podem ver alguns dos cilindros da colecção agora compilados nos 3 CDs de que vos falei.

Oportunidades na Amazon