quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Arte dei suonatori : Uma orquestra de época polaca

Um dos interpretes que escolhi para vos dar a conhecer o concerto Outono de Vivaldi (leiam os poemas ao mesmo tempo que ouvem a música aqui) é uma Orquestra de Época chamada Arte dei Suonatori.

Apesar do nome é uma orquestra polaca que tem um site muito interessante prejudicado pelo facto de ... estar apenas em polaco. Bem uma boa ocasião para experimentar as ferramentas de tradução automática existentes. Em todo o caso não deixem de visitar o site até porque podem fazer o download de algumas peças barrocas muito interessantes. E se o site está em polaco as músicas essas são universais :-) . Poderão encontrar obras de Teleman, Bach (Johann e o filho Carl) por exemplo.

Segundo um dos nossos sites de referência - critico músical - trata-se de um grupo que consegue uma qualidade de interpretação notável.

Ciclo Grandes Orquestras Mundiais: Filarmónica de Los Angeles

Pois é o post de hoje ficou mesmo para tarde e será certamente "off topic" relativo ao barroco. Acabo de chegar agora do Coliseu dos Recreios em Lisboa onde ouvi a Filarmónica de Los Angeles dirigida por Esa-Peka Salonen. Interpretaram a 4ª em Lá menor de Sibelius, Radical Light de Steven Stucky (1ª audição em Portugal) e finalmente a 7ª em dó maior também de Sibelius.

Dois encores Finlandia e Valse Triste do mesmo compositor fecharam a noite.
Confesso que estas duas ultimas obras fazem parte do tipo de composições de Sibelius que aprecio (juntamente com o concerto para Violino) enquanto as duas sinfonias sinceramente não são a minha chavena de chá, passe a tradução literal da expressão anglo-saxónica.

Gostei mais da obra do Steven Stucky do que estava á espera. Quanto à orquestra o maestro nitidamente é já uma referência actual. O resto enfim não posso dizer que me tenha enchido as medidas.

Não fiz pirataria no espectaculo e por isso não posso deixar-vos aqui imagens do mesmo (já agora a Filarmónica de Los Angeles inovou nesse aspecto colocando à venda gravações dos seus concertos uma semana depois de terem decorrido no Itunes) mas para partilhar convosco uma parte do que ouvi hoje fiquem com Valse Triste pela orquestra Deutsche Kammerphilharmonie Bremen conduzida por Paavo Järvi.

Oportunidades na Amazon