quarta-feira, 11 de novembro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #43)

As 10 pesquisas da semana 
  1. oscar e a sra. cor de rosa: Falamos desta peça a 28 de Janeiro de 2008 nos primeiros tempos deste blog, podem ler aqui esse post.
  2. 2 anos de blog: Sim fizemos dois anos no passado dia 6 de Outubro e nessa altura comemoramos com este post. A surpresa que tem 3 episódios que constam na tradução integral da análise de Berlioz da Nona Sinfonia de Beethoven já conheceu os dois primeiros episódios: A nona Sinfonia de beethoven analisada por Berlioz (Parte 1) e A Nona Sinfonia de Beethoven por Berlioz (Parte 2).
  3. alvaro cassuto : Fizemos neste blog uma homenagem ao Maestro quando completou 50 anos de carreira. Leiam aqui o post de homenagem.
  4. ano de nascimento tchaikovsky : Não sei porquê mas esta é uma questão que é muitas vezes colocada. A razão da minha incompreensão prende-se com o facto de não ter conhecimento de qualquer dúvida referente ao ano de nascimento que foi 1840. O dia de nascimento dependendo do calendário utilizado foi 25 de Abril (Gregoriano) ou 7 de Maio (no "nosso" calendário).
  5. astor piazzola : Temos falado muitas vezes deste grande compositor e interprete de que sou especial fã, em particular falamos dele aqui.
  6. cecilia bartoli sacrificium : Falamos do novo disco da Cecilia Bartoli que aliás temos continuado a ouvir aqui a propósito do nosso dicionário de termos musicais quando abordamos a palavra Castrato.
  7. interpretar musica classica : Bom tema para (mais) uma polémica. A saber até que ponto há lugar à interpretação do artista face à vontade do compositor. Uma outra possível interpretação para esta questão teria a ver com a análise de uma obra clássica, isto é que ferramentas de análise podemos utilizar para dissecar uma obra de música clássica. Esse tema embora interessante por agora está fora do ambito deste blog. Quanto à primeira forma é um tema que já abordamos mas a que voltaremos em breve.
  8. proserpine saint-saens : Que eu saiba esta obra é uma composição de Lully não de Saint Saens em cinco actos e um prólogo e que foi estreada em 1680. Libretto de Philippe Quineau. Não conheço qualquer relação de Saint Saens com esta ópera e o dicionário Grove também não menciona nenhuma. Se alguém souber alguma relação que avance ... talvez uma adaptação?
  9. rameau obras : Falamos aqui deste compositor francês.
  10. you tube musica e clips do artista emanuel : Nope, não temos Emanuel por aqui. Lá está Mário não sou um relativista absoluto, a designação de "artista" junto do nome Emanuel confesso que me faz um pouco de calafrios na espinha dorsal.


Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatísticas


Tivemos esta semana 519 visitas (+6,35%) das quais 330 de Portugal (-1,49%) e 124 do Brasil (+19,23%). Ao terceiro lugar voltaram os Estados Unidos com 12 visitas. Lisboa com 122 visitas (+2,52%) foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 58 visitas (-13,43%) finalmente em terceiro voltou a cidade de São Paulo com 19 visitas em ex-aequo com uma estreia, Brasília.

Destas 93 foram directas (sem variação), 174 foram através de sites de referência (+14,47%) enquanto 252 foram de motores de pesquisa (+3,70%).

Oportunidades na Amazon