Ontem ao escrever a breve biografia de Oistrakh não pude deixar de pensar em alguns outros virtuosos, alguns do século XIX e que gozaram durante a sua vida de elevada notoriedade e que são hoje quase completamente desconhecidos da maioria do público.
De entre esses virtuosos, que na tradição do século XIX eram também compositores (alguns não todos - embora praticamente todos tenham pelo menos escrito cadências para os concertos que executavam), mas de entre esses dizia lembrei-me de vos falar de Henri Vieuxtemps.
Henri Vieuxtemps nasceu em Verviers na Bélgica a 17 de Fevereiro de 1820. Foi aluno de Bériot ele também um dos virtuosos da altura (embora eventualmente mais conhecido pelo seu casamento com a Malibran).
Quanto a Vieuxtemps continua uma carreira de solista tendo conseguido captar a atenção dos grandes compositores e interpretes da altura. Porém Vieuxtemps quer mais do que isso e sonha em tornar-se compositor.
Funda a escola "Russa" de Violino e volta para Bruxelas em 1871 onde funda a escola belga de violino que durante largas décadas viria a criar alguns dos mais notáveis instrumentistas europeus, a começar pelo seu aluno Ysaÿe. Dois ataques paralisantes em 1871 e 1879 forçaram-no a abandonar a sua carreira de solista e a dedicar-se mais à composição.
Vieuxtemps tinha já na altura publicado o primeiro dos seus concertos para violino vindo a compor no total 7 concertos para violino além de algumas obras para música de camara.
Vieuxtemps faleceu na Argélia em 1881 onde viveu os ultimos anos da sua vida na companhia da filha e do genro.
Para ilustrar a arte deste compositor escolhi duas gravações de natureza diferente. A primeira pelo seu interesse histórico, é uma gravação do seu aluno Ysaÿe que interpreta Rondino (é uma gravação de 1912!), que podem ouvir aqui. O segundo é uma gravação do quinto concerto para violino interpretado por Pinchas Zukerman e que podem ouvir aqui.
Apesar de como vos disse o seu nome ser praticamente desconhecido a sua influência através das duas escolas que criou é dificilmente igualável no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino do instrumento.