quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Concerto Grosso

Forma de concerto da época barroca em que dois grupos de instrumentos alternavam a condução do desenvolvimento da obra. estes dois grupos chamama-se os "concertino" ou solistas e a orquestra (repieno).

Esta forma de concerto foi consolidada em grande parte por Corelli tendo sido utilizada como modelo pela maioria dos restantes compositores barrocos.

A evolução gradual do grupo de solistas até à unidade simples deu origem à forma "classica" de concerto para um instrumento solista e orquestra.

Handel - Concerto Grossos

Uma dos outros conjuntos de obras de Handel que vale a pena ouvir são os concerti grossi . Poderiamos escolher vários mas nas nossas pesquisas no You tube para vos ilustrar musicalmente este tipo de obras de Handel encontramos uma reprodução de uma velha gravação num disco em vinil de 78" (se calhar um dia destes já vou ter de explicar o que isto é :-)) dirigida pelo grande Maestro Bruno Walter (saibam um pouco mais sobre este maestro aqui) mas primeiro oiçam esta maravilha .... Concerto Grosso nº12 em B Menor.

Oportunidades na Amazon