sexta-feira, 13 de março de 2009

Mais concertos para violino - Khachaturian

Dos concertos para violino que estão na lista a votação este será um dos menos conhecidos. Teve até agora dois votos o que o coloca na cauda das votações ...

Este concerto composto em 1940 é mais um dos que é dedicado a David Oistrakh ... Khachaturian era com Shostakovich e Prokofief o "trio fantástico" do regime soviético. Khachaturian era aliás um fervoroso adepto do comunismo que nem mesmo a proibição de serem interpretadas obras suas - foi um dos alvos do decreto que também proibiu as obras de Shostakovich por serem demasiado "formalistas" e anti-populares - o demoveu dessa "fé" embora tenha ficado bastante abalado por essa injustiça flagrante.

Não foi o concerto para violino de que estamos a falar que desencadeou essa reacção no entanto mas sim uma obra peça sua - um poema sinfónico. Aliás este concerto valeu-lhe o prémio Lenine em 1941.

Este concerto foi estreado em plena segunda guerra mundial a 16 de Novembro de 1940 sendo o solista David Oistrakh e claro a Orquestra dirigida pelo compositor. Este concerto é clássico na sua forma. E composto por três andamentos na sequência normal rápido-lento-rápido. Vou sempre utilizar como ilustração de todo o concerto a gravação de 1954 dirigida por Khachaturian e interpretada por Oistrakh tal como na estreia da peça.

1º Andamento (Allegro con fermezza) : Adoro a parte inicial deste andamento que podem ouvir aqui . Oiçam aqui a segunda parte deste segundo andamento (nesta segunda parte oiçam a partir do minuto 2:30 aproximadamente a re-exposição do tema principal)

2º Andamento (Andante sostenuto) : Oiçam aqui a segunda parte deste segundo andamento (oiçam logo o principio desta segunda parte - lindo!). A primeira parte podem ouvi-la aqui.

3º Andamento (Allegro vivace) : Oiçam aqui este terceiro andamento.

E agora digam-me: Vale ou não vale um voto vosso ?

Oportunidades na Amazon