sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Glenn Gould (1932-1982) - O compositor e maestro

Retomamos hoje o nosso conjunto de posts sobre Glenn Gould. Fazêmo-lo falando de outras duas facetas que são pouco conhecidas. Curiosamente estas duas facetas enquadram a vida de Gould.

Gould foi compositor no inicio da sua vida tendo publicado uma dúzia de peças originais e adaptado ou transcrito para piano algumas outras. De todas as suas composições o Quarteto para Cordas (Op. 1) é a mais significativa. Encontramos no You Tube não uma versão completa mas um extracto desta obra curiosamente interpretada por dois violinistas interessantes.

O primeiro violino Bruno Monsaingeon porque é o autor de uma série de videos sobre a vida de vários interpretes de música clássica, o segundo violino Giles Appap porque tive oportunidade de recentemente assistir enquanto ouvinte a uma master class dele aqui em Lisboa. É uma verdadeira figura ! Não conheço os dois outros executantes mas em relação a estes dois violinos não há mínima dúvida que são interpretes adequados para Gould ! Oiçam aqui o extracto de que vos estamos a falar.

A segunda faceta de Gould enquanto maestro em contrapartida apenas se revelou já no final da sua vida. Na verdade ao fazer 50 anos Gould considerava que tinha esgotado o reportório de piano que lhe interessava tocar e que por isso decidiu dedicar-se à direcção de orquestra. Infelizmente um pouco tempo de depois de ter tomado esta decisão Gould sofreu um ataque cardíaco tendo falecido poucos dias depois. Teve tempo para dirigir ainda uma peça de música de câmara de que não encontrei referências.

Recomendações de Música Clássica para o Fim de Semana

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas de que se recomenda a leitura para mais sugestões de música erudita.

Relembramos, como o fazemos de forma regular, que algumas destas sugestões não seriam possíveis sem o trabalho da Sercultur. No nosso blog temos um "widget" que passa outras sugestões e claro recomendamos como sempre a visita ao site cultura.sapo.pt.

Começamos como de costume pelo sul do país (um dia hei-de mudar esta ordem para ser mais democrático e começar pelo norte), no Convento de Santo António (Loulé) teremos o Centro de Expressão Artística de Loulé - Ensemble de Flautas e Coral Ideias do Levante num concerto no Sábado 31 de Janeiro pelas 21:30. Serão interpretadas obras de autores de vários períodos da história da música entre os quais Corelli e Quantz. Conjunto dirigido pelo professor Francisco Brazão.

Um pouco mais a norte em Portalegre teremos o "Projecto Haydn" pelo Ensemble Contrapunctus no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre. Não é exactamente no fim de semana (o concerto é na Segunda-Feira 2 de Fevereiro às 21:30) mas fica já aqui a sugestão. O Ensemble Contrapunctus é constituído por José Pereira (violino I), Arthur Soulès (violino II), Alexandre Delgado (viola) e Guenrikh Elessine (violoncelo),

Ainda em Portalegre (demorou a chegar a estas recomendações mas nos ultimos tempos tem sido uma cidade com bastante oferta) teremos ainda no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre mas no Sábado 31 de Janeiro às 21:30 o Grupo Coral de Lagos e Inês Simões (Soprano) dirigidos por Vera Batista. Será interpretado o Requiem de John Rutter.

Passando agora para Lisboa teremos o quarteto Capela neste caso acompanhados por Miguel Carvalhinho (Guitarra). Este concerto também não é no fim de semana mas sim na segunda-feira dia 2 de fevereiro às 19h. Serão interpretadas obras de Haydn, Boccherini e Schubert.

Continuando em Lisboa duas sugestões do nosso blog de visita obrigatória, Belogue de Notas. Uma no domingo 1 de fevereiro às 11h no CCB o Grupo Vocal Olisipo e na segunda-feira às 21:30 na Sé de Lisboa o Coro Gregoriano de Lisboa num concerto que marca o vigésimo aniversário do GCL.

Em Santarém recital de Órgão na Igreja de São Nicolau no Sábado pelas 17:30 por António Esteireiro inserido no "Ciclo de Concertos de Música de Órgão" organizado pela Câmara Municipal de Santarém, Diocese e Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Na invicta cidade do Porto teremos ainda um "Concerto de Ano Novo" na Fnac do GaiaShopping pela Academia de Música de Vale de Cambra no Sábado 31 de Janeiro pelas 15:30.

Em Braga no Museu Nogueira da Silva (Av. central) teremos um recital de Recital de Violino, Piano e Violoncelo por Luis Pacheco Cunha, Daniela Ignazzitto e Catherine Strynckx. Sábado 31 de Janeiro às 18h.

Em Guimarães teremos a ópera "Amor de Perdição" de João Arroyo no Centro Cultural Vila Flor no Sábado 31 de Janeiro às 22h.

Ainda em Guimarães no Paço dos Duques de Bragança teremos Emanuel Salvador e Ieuan Jones num recital de violino e Harpa. Será no dia 1, domingo pelas 16:30. Concerto por ocasião do 150º aniversário da morte do compositor L. Spohr.

Em Viana do Castelo no lindíssimo Teatro Municipal Sá de Miranda teremos no Sábado 31 de Janeiro pelas 21:30 um concerto pela Orquestra Sinfónica EPMVC num programa que inclui obras de Weber, Tchaikovsky e R. Bowden. Orquestra dirigida por Miguel del Castillo.

Finalmente em Vila real na Torre de Quintela teremos o Eire Trio pelas 16:00 de Sábado num recital de violino, contrabaixo e harpa. O Eire Trio é formado por Flávio Azevedo (violino), Rui Leal (contrabaixo) e Eleonor Picas (harpa).

Oportunidades na Amazon