terça-feira, 25 de agosto de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #36)

Pesquisas da Semana

1. "nas asas da música"mendelssohn : Nós supomos que este leitor estará a fazer referência à canção "Auf Flügeln des Gesanges" que traduzido será nas Asas da Canção ou nas Asas de uma Canção (deculpem-me mas já não me lembro das declinações de Alemão para saber qual das duas estará correcta, penso que a segunda ... mas se houver para aí algum(a) leitor(a) especialista que se manifeste. Esta obra faz parte do Op. 34 (nº2 dessa obra para ser mais preciso) publicada entre 1834 e 1836 sendo de longe uma das mais populares canções do compositor. O Poema é de Heines. Vamos fazer um post apenas sobre esta canção imediatamente a seguir com a tradução do poema.

2. ave maria bach/gounod cantada em latim : O poema desta oração em Latim é:
Ave Maria, gratia plena
Dominus tecum
Benedicta tu in mulieribus
Et benedictus fructus ventris tui Jesus
Sancta Maria, Mater Dei,
Ora pro nobis pecatoribus
Nunc et in hora mortis nostrae
Amen.
Podem ouvir esta obra interpretada por Johnny Mathis.
Podem comparar com a Avé Maria de Schubert interpretada por Pavarotti.

3. concerto para trompete de haydn biblioteca : Falamos deste concerto neste post em que comparavamos as interpretações de três fantásticos trompetistas: Maurice André e Winston Marsalis.
4. coro dos caçadores de weber no yutube pelos violinhos : Bom efectivamente não há esta peça no You Tube nem eu tenho esta gravação nos meus arquivos, desculpem. Proponho-vos uma versão cantada (em russo) por um coro amador mais próxima do original (que é cantado) e uma outra versão em violino por um jovem de 8 anos.

5. dietrich buxtehude biografia : Falamos deste compositor do período barroco neste post.

6. grande valsa brilhante para ouvir : A Grande Valsa Brilhante é uma composição de Chopin. Quando falamos dela neste blog tinhamos sugerido uma interpretação do nosso maestro António Vitorino de Almeida.

7. jules massenet : Compositor do período romântico. Falamos dele neste compositor aqui.

8. kathleen ferrier + letra : Cantora lírica inglesa de que falámos por várias vezes neste blog em particular numa interpretação de Handel a sua ultima gravação antes de falecer.

9. lasciatemi morire: Uma ária da Ópera L´Ariana de Monteverdi.

10. o que é música clássica-romântica : Na verdade é nestas alturas que temos mais consciência que a designação "clássica" não é a melhor. Deveriamos efectivamente dizer música "erudita" do período romântico mas como também essa é uma designação de que não gostamos. Mas indo ao assunto a música clássica romântica diz respeito ao período que começa após Beethoven e termina possivelmente nos ultra-românticos como por exemplo Max Bruch. Exemplos típicos de compositores deste período são Chopin, Schubert, Mendelssohn ou Brahms.

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas

Tivemos esta semana 359 visitas (+2,58%) das quais 173 de Portugal (-8,95%) e 141 do Brasil (+14,63%). No terceiro lugar a Alemanha com 20 visitas (bom algumas terão sido minhas). Por cidades Lisboa mantém uma liderança incontestável com 63 visitas (igual à semana passada) , em segundo manteve-se a Invicta cidade do Porto com 39 (+34,48%) e em terceiro S. Paulo com 37 visitas (+37,04%).

Destas 53 foram directas (+8,16%), 148 foram através de sites de referência (-14,45%) enquanto 158 foram de motores de pesquisa (+22,48%).

Oportunidades na Amazon