quinta-feira, 30 de abril de 2009

Recomendacoes para o fim de semana

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas.

Neste fim de semana alargado aproveitem para ver música clássica ao vivo. Já sabem, não deixem que as pantufas vos vençam, até porque já não está tempo para isso ! Não se esqueçam Ao Vivo é Outra Coisa !

Começando pelo Sul teremos em Évora no dia 3 de Maio a Orquesta do Algarve no Ciclo Concertos Promenade Caixa Geral de Depósitos. Será no dia 3 de Maio às 17h na Arena de Évora. será interpertrada a obra "Quadros de uma Exposição" de Mussorgsky.

Um pouco mais a Norte e em Portalegre teremos o 28º Encontro de Coros de Portalegre. Será no Sábado dia 2 de Maio às 16h no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre.

Em Carnaxide no Auditório Municipal Ruy de Carvalho a Orquestra de Câmara de Oeiras e Cascais apresentará um concerto intitulado "Homenagem a Haydn e Mendelssohn". Será no Sábado às 18h sendo interpretadas obras dos compositores homenageados, celá vá de soi :-) em particular o concerto para Violino Op. 64 de que temos falado aqui, o nosso o 5º concerto de Violino preferido. A orquestra será dirigida pelo maestro Nikolay Lalov.

Na invicta cidade do Porto teremos Jonathan Ayerst num recital de Órgão na Casa da Música no Domingo às 12h. Entrada Livre. Serão interpretadas obras de François Couperin, Johann Sebastian Bach e César Franck.

Finalmente na Madeira, no Casino da Madeira teremos a Orquestra Clássica da Madeira dirigida por Rui Massena num concerto intitulado "Uma Noite Especial". Será no Sábado às 21h.

Concerto para Piano nº 2 (Op. 18) de Rachmaninoff

Falamos embora muito brevemente deste concerto neste post em que vos falei da interpretação do pianista António Rosado com a OML Junior, num concerto de grande nível. Este concerto está na minha lista dos 5 preferidos ... Eu sei que isto é batota, já ontem falei dos de Beethoven, faltam dois para completar o meu "Top Five" ...

Composto no inicio do século vinte (entre 1900 e 1901) numa altura em que Rachmaninoff estava profundamente afectado na sua confiança pelo falhanço da sua primeira sinfonia. foi este concerto que o trouxe de volta à composição.

O concerto em Dó menor foi estreado em 27 de Outubro de 1901 com o compositor ao piano e Alexander Ziloti a dirigir a orquestra. Pese a inexperiência do maestro e o nervosismo do compositor o concerto foi um exito imediato.

O primeiro andamento é baseado num tema de uma melodia russa. Note-se que apesar disso todo concerto foi muito influenciado pelo concerto de Grieg de que falaremos amanhã.

O segundo andamento é uma das composições mais conhecidas de Rachmaninoff tendo inclusivamente sido por várias vezes utilizado em cinema. A calma absoluta antes do verdadeiro turbilhão de emoções.

Turbilhão esse representado no terceiro andamento por um tema brilhante e um final que normalmente leva as audiências ao delirio.

Oiça aqui as quatro partes do concerto.

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

Oportunidades na Amazon