sábado, 5 de setembro de 2009

Rui Paiva interpreta Dietrich Buxtehude na Sé Catedral de Faro (CD)

Em Junho deste ano um nosso leitor, do blog Caldeirada de Neutrões, tinha-nos falado de um disco de um organista português exclusivamente dedicado a obras de Dietrich Buxtehude. Só hoje o conseguimos encontrar no Corte Inglês (a propósito parabéns à referida loja porque quem me atendeu conhecia o disco apenas pela menção "organista português" o que é sempre de salutar) e por isso optamos por falar dele nesta tarde Sábado. Vai ficar como disco em destaque até que uma outra obra o substitua ... celá vá de soi ...

O que vos posso dizer deste disco ? Convém referir em primeiro lugar que não é propriamente uma novidade tendo sido lançado em Novembro de 2007 e gravado no Órgão da Sé Catedral de Faro que Rui Paiva seleccionou por ser cujas características mais se aproximavam dos instrumentos da época do compositor.

Depois e talvez o mais importante é sem dúvida um disco que vale a pena comprar por várias razões. É um disco com uma apresentação fantástica em digipack incluindo um booklet com 35 páginas em português incluindo documentação excelente sobre o instrumento e  uma curta biografia do autor e do interprete assim como fotografias excelentes de pormenor das teclas e outros aspectos do órgão da Sé Catedral de Faro. Estes textos estão traduzidos em Inglês também pelo que o CD é uma excelente oferta mesmo para quem não domine a nossa língua.

Sobre a qualidade musical não me vou pronunciar em muito detalhe até porque trata-se de um instrumento que não oiço com frequência suficiente para vos poder ser de grande auxílio. Posso no entanto dizer-vos que adorei todas as faixas (e são 14) e que na verdade penso tratar-se de uma interpretação de excelente valor e muito fiel à música da época.  Tentei encontrar no YouTube uma das faixas mas como não o consegui aqui fica a promessa de que em breve actualizarei este post com um link para uma das faixas do CD.

Em resumo é sem dúvida um CD a adquirir se gostam de música de Orgão e um excelente resumo das obras deste compositor alemão e logo aqui fica uma recomendação para compra ... ainda é cedo para o Natal mas aqui fica uma primeira ideia.

Oportunidades na Amazon