quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Recomendações de Quinta-Feira de Música Clássica ao Vivo

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas.

Como de costume começamos no sul do país com um "Concerto Conversado" (designação do ciclo em que se insere) intitulado "De Schubert a Cole Porter". Será no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé no dia 24 pelas 16h30. O programa é muito variado desde o reportório romântico para canto e piano até Gershwin e Cole Porter. Os solistas serão Rui Baeta (barítono) e João Vasco Almeida (piano) com comentários de António Ferreira.

Integrado no "5º Festival Terras sem Sombra" - Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo» teremos o concerto "Pedra Irregular: O nascimento do Barroco em Portugal" - pelo agrupamento Sete Lágrimas na Basílica Real de Castro Verde. Será no dia 24 de Janeiro Sábado pelas 21:30. Serão interpretadas obras de alguns compositores barrocos como Carlos Seixas, Francisco António de Almeida, Diogo Dias Melgaz e António Teixeira.

Em Portalegre (sempre que escrevo este nome nunca consigo deixar de me lembrar de João Villaret dizendo Portalegre, cidade do alto alentejo cercada ... ). Em Portalegre dizia cidade onde então ... teremos um concerto pelos alunos de Sopro da Academia Superior da Metropolitana no Domingo 25 de Janeiro pelas 18h na Sala do Capítulo do Convento de S. Bernardo, Portalegre. Serão interpretadas obras de Beethoven, Leos Janacek e Jean Françaix. Mais informações aqui.

Em Lisboa para além do concerto dos Violinhos de que já falei aqui , recomendamos ainda no Domingo 25 de Janeiro às 18h no Conservatório de Música de Cascais um Concerto Didático para pais e filhos pelos Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras dirigidos pelo Maestro Nikolay Lalov

No Porto, na Invicta cidade, teremos David Amaral e António Justiça num recital de Guitarra Clássica. Será na Sexta-Feira dia 23 pelas 23h (não é engano, são mesmo dois "23") no Clube Literário do Porto.

Em Alcains (podem ver mais detalhes em Folhas Pautadas ou Fantasia Musical teremos no Sábado 24 de Janeiro pelas 21h um concerto pela Orquestras de Cordas e de Sopros do Conservatório de Castelo Branco, com a participação da oboísta Bárbara Patrício. A orquestra será dirigida por Paulo Videira.

Finalmente integrado no "FAN - Festival de Ano Novo 08/09" teremos um concerto comentado por António Victorino d'Almeida no Teatro de Vila Real. Será no Sábado dia 24 de Janeiro pelas 16h. O programa inclui obras de José Vianna da Mota, Armando José Fernandes, António Victorino d'Almeida, Anton Webern, Sergei Prokofiev e Béla Bartók. Este programa repete no Domingo também às 16h.

«Shinichi Suzuki, a Pedagogia do Amor» - Os Violinhos

Antecipando as nossas habituais recomendações de quinta-feira aqui fica para já este destaque. No Sábado no Museu do Oriente poderão ver um concerto muito especial dos Violinhos. Especial porque é uma homenagem a Shinichi Suzuki que inventou o método pelo qual estes jovens começam a aprendizagem do seu instrumento.

Será no Sábado às 16h no Auditório do Museu do Oriente e para quem já assistiu a concertos dos violinhos fica também a nota de que este será um concerto diferente ...

Oportunidades na Amazon