segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pesquisas interessantes da semana

Esta semana voltamos a analisar algumas pesquisas interessantes que trouxeram cibernautas ao nosso site.

"poemas de amor em polaco": Bem este assunto mantém-se na crista da onde. É que nada menos 3 pesquisas vieram aqui ter por causa deste tema. Assim sendo resolvi seguir o conselho do nosso leitor Raul e dedicar a este tema um post em separado que podem ler aqui. Na prática é um pequeno desenvolvimento do texto que vos propus na semana passada.

"a morte de pinchas zukerman": Que eu saiba ainda não faleceu. É um violinista de extraordinária qualidade (certamente um dos melhores em actividade) que já tivemos por várias vezes a sorte de poder ouvir na Gulbenkian ao vivo em particular no Duplo Concerto para violino e violoncelo de Brahms em que tocou com a sua esposa Amanda Forsyth. A propósito de "pinchas" também houve quem tenha chegado ao nosso site à procura de cães "pincha" ... Bom podem ser um clássico mas certamente será necessário algum optimismo para esperar encontrar aqui algo que diga respeito á raça canina. Com todo o respeito que lhes é devido claro, que são os meus animais preferidos. desculpem os gatos.

"Autor do Hino Brasileiro" : Tínhamos falado de Francisco Manuel da Silva (1795-1865) quando falamos do seu professor Padre José Maurício Garcia (1767 - 1830). A letra do Hino é de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) naquele que em minha opinião é um dos hinos mais bonitos do mundo.

"a deambular pela minha realidade onírica": Grande mistério. Não faço a mínima ideia porque razão esta pesquisa conduziu alguém ao nosso blog. É que pesquisando com esta string nem aparecemos na primeira página ... Escolha em desespero?

"a relação da musica do sec.xx com o período clássico" : Bom suponho que estamos a falar da música clássica do século XX. Tendo em conta que no século XX não existe uma unidade quer dentro do próprio século ao longo das suas várias décadas quer numa mesma década entre diferentes escolas, escolas essas que elas próprias são muito menos unitárias encerrando também grandes diferenças individuais. Desta forma se tivéssemos que fazer uma comparação entre o período clássico e a música clássica do século XX diríamos que são a antítese um do outro. No primeiro caso temos um sistema formal fixo, uniforme. No segundo caso temos a ausência de sistema e uma enorme variação.

Poemas de Amor em Polaco

"poemas de amor em polaco" : A razão porque alguém chegou ao nosso blog com esta pesquisa está relacionado com um conjunto notável de coincidências. Num mesmo post efectivamente utilizei as palavras : "Polaco"(referindo-me a uma orquestra - Arte dei sonatori) e "Poemas" - Referindo-me aos poemas relacionados com as quatro estações de Vivaldi. Faltava o amor mas o cibernauta incauto acreditou no amor à primeira visita :-) ... Agora a coincidência é feliz pois se não posso recomendar poemas de amor em língua polaca (simplesmente não conheço mas se alguém quiser sugerir ... ) tenho uma sugestão universal polaca ... Chopin. Nada melhor que um poema musical de Chopin para a expressão do amor em polaco.

Bom mas para ficarmos com umas palavras de Polaco e em especial para o nosso leitor Raul (que acho que vai gostar desta frase - é tão parecida a uma que encontramos num poema de Brel) ... Agora não me perguntem como é que se lê ... Aqui vai ...

Czlowiek stworzony jest z milości i do milości
Os homens foram criados por amor e para amarem.

E agora coloquem um Nocturno e repitam esta frase ad-eternum ... Romântico, não ?

Oportunidades na Amazon