sábado, 11 de maio de 2013

A semana passada foi semana de Diapason

Não tive ocasião de vos falar da Diapason nesta semana, as minhas desculpas. Destaco obviamente o tema de capa um excelente artigo sobre os 100 anos da Sagração da Primavera, aquele escândalo que mudou tanta coisa na música e também um artigo muito interessante sobre o Barco Fantasma de Wagner, claro a outra celebração deste ano ou melhor deste mês de Maio. Aliás estes dois dias 22 de Maio, centenário do nascimento de Wagner e 29 de Maio centenário da Sagração da Primavera serão festejados condignamente aqui neste blog. 


De resto nesta Diapason um outro artigo engraçado sobre os 100 anos do Theatre des Champs Elysées totalmente baseado em fotografias com algumas muito interessantes, por exemplo uma retratando uma ovação em pé de um recital de Clara Haskil e Arthur Grumiaux. 

Por fim o disco dificilmente poderia ser melhor. Como sempre uma excelente selecção com Rostropovich nos concertos de Violoncelo de Saint Saens e Schumann e nas variações Rococo de Tchaikovsky  e Britten que aparece neste CD tanto enquanto maestro dirigindo o Concerto para Violoncelo de Schumann mas também enquanto pianista numa obra também de Schumann Fünf Stücke in Volkston (ou seja "cinco peças ao estilo popular") (Op. 102). 

Oportunidades na Amazon