terça-feira, 8 de dezembro de 2009

As dez pesquisas mais interessantes da semana #47

As 10 pesquisas da semana (#47)
  1. obra de piazzola : Astor Piazolla nasceu em 1921 em Mar del Plata. Tendo passado grande parte da sua infância em Nova Iorque em casa de familiares foi exposto a praticamente todas correntes musicais tanto clássicas (Bach por exemplo) como contemporâneas (jazzz entre outras formas). Aos 13 anos conheceu Carlos Gardel uma das duas grandes figuras do Tango contemporâneo tendo sido convidado a fazer parte da tour que Gardel estava nesse momento a realizar. Porém o pai recusou a proposta dizendo que Piazolla era demasiado novo para participar. Isto acabou por ser uma feliz ocasião dado que foi precisamente nessa tournée que Gardel e toda a sua orquestra faleceu num acidente de avião. Em 1937 voltou a Buenos Aires onde estudou com Ginastera (1916-1983). Foi aliás incentivado por Ginastera que participou num concurso de composição que ganhou e lhe ofereceu a possibilidade de ir estudar com Boulanger facto que acabaria por consumar uma mudança radical na vida do compositor que seguindo os conselhos de Nadia acabaria por encontrar a sua própria voz na transformação (ou fusão se preferirem) do Tango com a escola mais clássica. É assim que publica em 1959 Adios Nonino (que conta hoje mais de 200 versões - oiçam aqui uma interpretação do quinteto  português Quarteto em Mim ) a sua primeira obra que ficará na posteridade, um conjunto de obras com narração de José Luís Borges (1965), Maria de Buenos Aires (uma ópera  em 1968), Libertango em 1974, Estaciones Porteñas (entre 1964 e 1970 - oiçam aqui uma versão ao vivo em Montreal em 1974 com o próprio Piazzolla), suite Punta del Este (1982) concerto para Acordeão e Orquestra e uma obra para Violoncelo que escreveu para Rostropovich . Nos fins dos anos 80 o Kronos Quartet encomenda a Piazzolla uma obra que acabará por se chamar Five Tango Sensations e que certamente fará parte da história da música contemporânea. Oiçam aqui uma gravação da faixa chamada Loving. Em 1990 foi vitima de uma trombose quando estava em Paris tendo falecido em Buenos Aires em 1992.
  2. abertura romeu e julieta tchaikovsky : Esta obra foi composta em 1870 tendo no entanto sido objecto de uma intensa revisão motivada por uma recepção um tanto fria quando da estreia e também pelas opiniões de Rubinstein e Balakariev. É a versão final de 1880 que hoje faz parte do reportório clássico. Proponho que oiçam uma interpretação da Sinfónica de Boston dirigida por Koussevitzky.
  3. anacruse (música) : Bem este foi um termo musical que definimos no nosso dicionário de termos musicais, aqui.
  4. análise mozart k 551 : Trata-se da Sinfonia Júpiter de que falamos aqui. Falamos não analisamos. Na verdade os posts não têm todos sempre a mesma profundidade. Um dia faremos esta análise ...
  5. bichofonia concertante - opus formiguinha : Tínhamos falado desta obra numa das nossas recomendações Semanais em Outubro quando esta peça foi interpretada em Évora. Esta obra subirá ao palco hoje dia 8 de Dezembro em Carnaxide, infelizmente esta recomendação já não irá a tempo de ser útil. Esta obra da Companhia de Musica Teatral tem agora 4 capítulos (aliás este concerto coincide precisamente com o lançamento do quarto) sendo uma excelente forma de introduzir os mais novos à música e à arte. Sugiro que visitem o site da Companhia de Musica Teatral para mais informação. Dado o ambito deste blog fica também prometido um post mais detalhado sobre este tópico
  6. dichterliebe : Podem encontrar neste blog uma tradução das 16 canções que constituem este ciclo. É neste momento impossível conseguir listar todos os posts mas aqui fica o link para a ultima canção Die Alten, Bösen Lieder (partindo desta poderão encontrar várias outras). Fica também prometido um post que recolha os vários posts do ciclo facilitando a navegação para quem queira ouvir todas as canções.
  7. dudamel gulbenkian : Estivemos lá (na Gulbenkian) para ouvir Dudamel e a nova Orquestra Ibero-Americana (excelente ideia a propósito). Não vos posso dizer mais do que já disse neste post. Não tenho mais palavras.
  8. pachelbel nona sinfonia : Hum, há aqui alguma mistura de "conceitos". Pachelbel nunca escreveu uma única sinfonia sendo essencialmente conhecido pelo seu Canon. Quanto à nona sinceramente não sei qual delas será, bem sei que existe a maldição da dita por ser essa a ultima sinfonia de tantos e tantos compositores mas de qualquer forma não sei a qual das nonas este nosso leitor se referia.
  9. peça sonhos de uma noite de verão : Trata-se é claro de uma obra de Shakespeare sem dúvida uma das suas peças mais interpretadas. A sua trama é uma mistura de  realidade com um ambiente onírico cheio de fadas duendes e deuses. Foi muitas vezes musicado no seu todo ou em parte mas dessas tentativas destaca-se sem dúvida a obra homónima de Felix Mendelssohn. Esta obra composta em 1842 (uma primeira parte tinha sido escrita em 1826), um verdadeiro poema sinfónico contém uma das peças clássicas mais interpretadas em todo o mundo: A Marcha Nupcial ao ponto de eu pessoalmente já não a conseguir repor no contexto da obra que merece ser ouvida. Esta composição foi uma encomenda do rei Frederico William IV da Prússia para ser a música que acompanharia a execução da peça. Hoje a parte puramente sinfónica é muitas vezes interpretada em salas de concerto como o verdadeiro poema sinfónico que realmente constitui. Oiçam aqui uma interpretação da Filarmónica de Berlim dirigida por Furtwangler.
  10. robert schumann morreu como? : Robert Schumann morreu num asilo onde se tinha internado dois anos antes por vontade própria, segundo indicam alguns dos seus biógrafos por recear fazer mal a Clara sua esposa. Facto é que nesses dois anos em que esteve internado recebeu poucas visitas dos seus amigos e apenas uma de Clara. Não é claro se a ausência de visitas se devia à vontade da própria Clara ou ao desejo de Schumann de esconder a gravidade do seu estado. Facto é que morreu nos braços de sua esposa nesse asilo em Endenich perto de Bona a 19 de Julho de 1856. Podem ler este e outros aspectos da biografia de Schumann aqui.

Pesquisas Recorrentes


  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatísticas





{{pt|Vista da cidade de Botucatu (avenida D.Image via Wikipedia
Image via Wikipedia
Tivemos esta semana 499 visitas de 21 países diferentes das quais 338 de Portugal,  117 do Brasil e nove da Alemanha. Lisboa com 130 visitas  foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 74 visitas e  finalmente em terceiro Botocatu no Brasil com 19 visitas (Botucatu é uma cidade do Estado de São Paulo - Imagem aqui ao lado)

Destas 81 foram directas, 138 foram através de sites de referência enquanto 242 foram de motores de pesquisa. 38 visitas vieram dos feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 18 leitores por dia que nos leêm através desses feeds.

Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon