segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Bach - Segundo concerto de Brandenburg (F major, BWV 1047)

O segundo concerto de Brandenburg é o tal que foi incluído no disco da Voyager (aliás é o primeiro o que não é honra menor). Aliás Bach é o compositor mais representado com três composições - mais tarde digo-vos quais e também os restantes compositores clássicos representados - alguém sabe ou quer adivinhar? (não é difícil)

Mas voltando ao nosso concerto este é composto na forma "normal" de três andamentos (ia dizer clássica mas Deus sabe a confusão que isso iria gerar mais tarde), um primeiro rápido (alegro), um segundo lento (adagio) e um terceiro rápido (alegro).

É um concerto que quase certamente foi escrito especificamente para um instrumentista - o trompetista da corte de Cothen quando Bach este ao serviço do príncipe Leopoldo como director musical (perdoem a tradução livre mas penso ser isso que a palavra Kappelmeister significa). Aliás datam também desse períodos as suites orquestrais.

O trompetista como era comum na época não toca no segundo andamento para que possa recuperar o fôlego. Escolhemos para ilustrar o tema uma interpretação de Maurice André (que também já tínhamos ouvido a tocar Teleman neste outro post.

Aliás Maurice Andre é uma das referências para este instrumento sendo aceite que este concerto é dos mais difíceis senão o mais difícil no que toca à trompete.

Oportunidades na Amazon