segunda-feira, 28 de setembro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #37)

10 Pesquisas da Semana
  1. "ginette neveu" tinyurl or megaupload or sendspace or rapidshare or rar or zip or upload or download or badongo or link or rapidsafe or hideurl or zupload or zshare or gigasize or divshare or sharabee: Bem não me perguntem o que significam todos os termos que aparecem a seguir ao nome da grande violinista francesa. Ginette neveu nasceu em Paris no seio de uma família de músicos a 11 de agosto de 1919. Foi uma criança prodígio tendo por exemplo vencido o concurso Wieniawski com apenas 15 anos (e note-se que entre os concorrentes estava por exemplo o extraordinário Oistrackh) tendo nos anos que se seguiram interpretado em praticamente todas as grandes salas do mundo. A Segunda Guerra Mundial infelizmente viria a suspender a sua carreira que retomaria após o seu fim embora por breves anos. Na verdade em 1949 a 27 de Outubro para ser mais preciso viria a falecer num acidente de avião na ilha de São Miguel nos Açores. Curiosamente nesse mesmo avião seguia o campeão francês de boxe, amante de Edit Piaf que também faleceu tal como os restantes 47 passageiros.
  2. +you +tube kol nidrei : Kol Nidrei é uma das composições mais conhecidas de Max Bruch. A nossa violoncelista Guilhermina Suggia costumava interpretar frequentemente esta peça como poderá ouvir neste video do You Tube que criei para vos mostrar a arte desta grande interprete.
  3. as estações haydn: Não sendo nem de perto nem de longe tão conhecidas como as estações de Vivaldi falamos desta obra aqui.
  4. biografia de albinoni : Albinoni é um daqueles compositores que chega ao nosso século conhecido por apenas uma peça, o "seu" famoso Adagio. Seu está entre aspas porque infelizmente essa é uma obra que não é sua (como podem ler aqui). O seu restante trabalho nomeadamente óperas perdeu-se em grande parte na Segunda Guerra Mundial. É justo referir que o seu trabalho influenciou fortemente vários compositores entre os quais Bach.
  5. daniel barenboim bizâncio : Sim haveremos de falar do livro editado em Portugal . Estou ainda a ler  o primeiro capítulo mas fica aqui prometido um resumo. Claro que se aconselha a compra :-)
  6. johann de meij blogspot: Confesso que não conhecia ou não me lembrava do nome deste compositor holandês nascido em 1953. Tive de consultar a Grove para me relembrar de quem se tratava. É especialmente conhecido pela sua Sinfonia nº 1 intitulada "O Senhor dos Aneis" e sim é mesmo inspirada no livro com o mesmo nome. Podem ouvir aqui um dos cinco andamentos que compõe esta obra.
  7. myaskovsky : Compositor russo autor de 27 sinfonias entre outras obras. Oiçam por exemplo o primeiro andamento do seu concerto para Violoncelo interpretado por Julian LLoyd Weber (eu pessoalmente gosto muito deste concerto).
  8. música: a truta: Nome curioso para uma peça de música admita-se. Uma das peças de música de camara mais conhecidas tendo sido composta por Schubert, leiam aqui o que dissemos sobre esta obra. Relembramos que uma das interpretações históricas desta obra foi imortalizada por um documentário numa interpretação que inclui Itzhak Perlman, Daniel Barenboim, Jacqueline Du Pré, Zubin Mehta and Pinchas Zukerman, uma verdadeira constelação de estrelas, um verdadeiro Dream Team.
  9. nomes dos maiores violinista do brasil: Aqui está uma boa questão. Será que os nossos leitores brasileiros nos poderão ajudar nesta lista ? Qual é para vós o maior violinista brasileiro?
  10. robert schumann biografia: Podem ler no nosso blog uma biografia em várias parte deste compositor.
Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas

Tivemos esta semana 502 visitas (+3,51%) das quais 321 de Portugal (+3,88%) e 149 do Brasil (+4,20%). No terceiro lugar ficaram os Estados Unidos com 8 visitas. Lisboa com 88 visitas (+7,32%) foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou Ponta Delgada  com 59 visitas e em terceiro lugar a Invicta cidade do Porto com 56 (+5,66%).
Destas 119  foram directas (-5,56%), 142  foram através de sites de referência (-6,58%) enquanto 241 foram de motores de pesquisa (+16,43%).

Um novo blog de música clássica: Il Mondo Classico

Este fim de semana o nosso leitor Augusto sugeriu-nos o seu blog Il Mondo Clássico. É claro que ficamos muito felizes por existir mais um blog sobre o tipo de música de que gostamos e por isso saudamos o Augusto.

No Il Mondo Classico poderão encontrar downloads de grandes obras clássicas. Como o autor o afirma os links têm no entanto uma duração temporária e um número máximo de links pelo que o seu poder promocional supera largamente as eventuais perdas de venda.

Recomendamos o que nos parece ser a melhor prática nestes casos. Oiçam e se realmente gostarem comprem a obra numa qualquer loja electrónica. Não percam mais tempo e visitem este novo blog.

Oportunidades na Amazon