sexta-feira, 20 de julho de 2012

Duas Listas de 10 Pianistas

Vianna da Motta - Outro pianista que
poderia estar na nossa lista
Ontem no post de um amigo no facebook fiquei a conhecer uma lista de 10 pianistas, publicada pela revista Limelight que segundo um conjunto de grandes pianistas de hoje terão sido os 10 mais influentes pianistas de todos os tempos. Já sabem que não consigo resistir a listas quanto mais a listas de 10 !






Posso dizer-vos que não tenho qualquer reserva relativamente a essa lista. Admito que não conhecia o 10º Artur Schnabel (1882-1951) e que o primeiro da lista Rachmaninov (1873-1943) nunca o pude ouvir suficientemente para poder apreciar enquanto instrumentista (enquanto compositor um dos seus concertos para piano é uma das obras que mais me emociona).

O desafio que me lancei foi de construir uma lista de outro conjunto de 10 pianistas igualmente relevantes embora isto me lembre aqueles períodos de infância na escolha das equipas em que o dono da bola escolhia primeiros todos os jogadores da sua equipa, ou seja a minha lista incluíria certamente muitos dos outros mas pronto uma segunda Lista de 10 tem muito mais piada ! E acreditem que não só os há como ainda vou ter de deixar alguns de fora ...

Sem qualquer ordem por agora desde logo me veio à cabeça Claudio Arrau. Em termos humanos e artísticos dificilmente se poderá argumentar que não é um dos instrumentistas mais relevantes do século XX. Desde logo oiçam uma entrevista do pianista neste nosso outro post, precisamente sobre Claudio Arrau.

Continuando sem ordem nenhuma em particular o segundo que me veio à memória foi Van Cliburn. A sua vitória no primeiro concurso Tchaikovsky em plena Guerra Fria em pleno Moscovo com o juri a revelar a dimensão dos génios que o compunham dificilmente o poderia retirar de uma lista dos pianistas mais significativos do século XX. Mas Van Cliburn não foi apenas esse heroi improvável do Ocidente, foi também um notável interprete de Tchaikovsky e de precisamente Rachmaninoff. Só por isso e pela sua não cedência ao tocar por tocar merecia estar numa lista deste tipo.

Lembrei-me depois de Nelson Freire outro nome que claramente também podia fazer parte desta lista quanto mais não fosse pelas suas interpretações de Beethoven ou de Chopin.

Pensei também em Lang Lang passe todo o folclore à volta do pianista chinês a verdade é que como em todos os grandes artistas há qualquer coisa diferente nele. Algo que o faz saír da "simples" excelência para atingir o patamar dos verdadeiramente sublimes ou únicos.

Marta Argerich - Não havia uma única mulher na nossa lista senão. Na "deles" também não há o que só por si já é uma vantagem da nossa. Melhor do que vos dizer qualquer coisa é convidar-vos a ouvir e ver o Terceiro Concerto de Rachmaninoff .

Ultrapassando a metade da lista em sexto proponho Vladimir Askhenazy . O que vos posso dizer deste Islandês (desde 1968) ? Nada o melhor é mesmo ouvirem este Nocturno de Chopin por ele interpretado. assim mesmo sem mais nada, uma música simples mas vão perceber porque razão este homem tem de estar nesta lista.

Depois Ignace Paderewski (1860-1941), pianista e primeiro-ministro da República Polaca antes da barbara invasão Nazi e depois no exilio em Londres. Podem ouvir e ver uma interpretação magistral de Liszt se tiverem duvidas.

Em oitavo (mas como digo sem ordem particular) Daniel Barenboim - Nem vale a pena falar mais. Pianistas influentes do século XX? E não é pela sua actividade extra-musical , é mesmo enquanto pianista que merece estar nesta lista embora seja verdade que a influência artística possa provir mais do talento enquanto maestro.

Em penúltimo na nossa lista Arturo Michelangeli : Como poderíamos deixar de fora um dos poetas do piano?

E por fim Robert Casadesus - Estamos no século XX e este pianista trabalha com ravel ajudando a transformar a música para sempre ... Termino as minhas sugestões musicais a propósito ou a despropósito desta lista com Ravel - Sonatina.

E como disse haveria mais - mesmo não quebrando a regra de não incluir pianistas sem gravações substanciais e dessa forma excluindo Vianna da Motta que doutra forma teria de estar nesta lista - há certamente uma outra boa dezena de nomes relevantes.

Caros leitores querem aceitar o desafio de sugerirem nomes para a terceira equipa? Só para vos ajudar em nenhuma das listas está Kissin ou Helene Grimaud por exemplo, nem tão pouco Gershwin ou Bernstein ... estão a ver é fácil só assim de repente já vos dei quatro nomes - Still six more to go :-) - Your turn now :-)

Oportunidades na Amazon