domingo, 18 de abril de 2010

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog ( Parte 21: 1 a 15 de Fevereiro 2009)

No dia 1 de Fevereiro dizia Sr. José Mlinsky : "Pessoalmente prefiro Joshua Bell.Interpretação menos romantizada e mais aproximada ao estilo da época,embora considere Zukermann excelente violinista e violetista mas extremamente convencido e antipático. Concerto em Sol M de Haydn é sem dúvida o meu preferido.Os concertos de Haydn para violino parecem fáceis,mas...enganam! Votos de continuação de muito estudo e muita perseverança para o seu filho .Nunca desistir, porque mais tarde ou mais cedo ,os resultados desse estudo acabam por aparecer." Isto a propósito de um post em que falava dos Concertos de Haydn e utilizava como um dos exemplos uma interpretação do meu filho. No dia 3 de Fevereiro voltava a comentar dizendo: "Parabens! Apenas pequenas discordancias com o tema e método Suzuki que nos daria "pano para mangas"! Quanto ao resto...EXCELENTE!". Sempre no dia 3 de Fevereiro completava, respondendo a minha promessa de vir a abordar o tema do ensino pelo método Suzuki : "Óptimo!100% de acordo.Fica aqui a promessa de um dia discutirmos esse assunto.Até lá, continue "blogando" porque,como diria um antigo e genial meu professor de música de câmara,"...isto é muito interessante!" Saudações musicais. No dia 7 dizia ainda: "Faço minhas as palavras de R. Vinicius. Ao contrário de muitos blogues(como o meu!),este serve para aprender,relembrar e mostrar que música clássica não é "uma coisa" cinzenta. Sinceros Parabéns!" Música Clássica cinzenta? Cruzes canhoto ... :-) isso é exactamente o que eu e o Sr. José Mlinsky não queremos de todo. No dia 14 de Fevereiro a propósito de uma recomendação para assistirem à Flauta Mágica dizia: "Caro Fernando, Somente a título informativo,gostaria de dizer que a Flauta Mágica este ano sofreu algumas modificações.Foi retirada a Abertura(com muita pena minha),foram feitos mais alguns cortes ,ficando com uma duração de mais ou menos 1h(menos 30m do que no ano passado).Este ano,além dos diálogos a ópera também é cantada em português.Na minha modesta opinião ,as mudanças feitas este ano,incluindo a mudança de maestro,beneficiaram muito esta produção,tornando-a menos "chata" e mais alegre para as crianças. Saudações musicais."

No dia 1 de Fevereiro sobre um post em que falávamos dos Concertos de Haydn dizia Frioleiras : "parabéns! e no ano de Haydn! um blog q descobri hoje e de que vais gostar: http://letradeforma.blogs.sapo.pt"

Também no dia 1 de Fevereiro dizia mdsol : "Registado! Bom "dia do senhor"!!! :))". A 9 de Fevereiro voltava aos seus comentários sintéticos com um : "Registado! :)))"

Sempre no dia 1 de Fevereiro dizia Je Vois la Vie en Vert : "Queres ver como a música clássica também pode ter humor ? Faz-me uma visitinha... Abraços verdinhos"

O dia 1 de Fevereiro foi muito fertil em comentários porque nesse mesmo dia dizia PºG . "esse dá-me musica não é de confiança! (mas é bem intencionado...) :) vou ficar atento a essa sugestão."

No dia 3 de Fevereiro dizia Boneca de Trapos : "Excepcional qualidade a deste blog. Sinceros parabéns, *___boenecadetrapos___*". Confesso que quando recebo comentários deste tipo fico muito feliz ... Não tanto pelo reforço do ego que também sabe bem mas porque sinto que alguma coisa de bom ficará nos nossos leitores e que na medida das nossas limitações contribuímos para que mais pessoas gostem de música, oiçam música.

A 4 de Fevereiro dizia Luciano : No poema "Ouvre tes yeux bleus", de Paul Robiquet, estranhei ler "C'est un moi que l'oiseau module un chant vainqueur" Não seria: C'est EN moi?." Tinha claro razão na correcção.

Também no dia 4 de Fevereiro perguntava Gi : "A interpretação da Méditation é dos Violinhos? Quem é o solista?" a propósito de um post sobre Massenet. A interpretação não era dos Violinhos como expliquei na altura mas sim da Orquestra do Colégio Moderno e o solista é o meu filho (o vídeo em questão é este).

A 7 de Fevereiro dizia R. Vinicius "Fernando gostei muito do seu blog! É dificil encontrar um blog tão bom sobre música em si e ainda mais sobre música clássica! Parabéns! Abraço, R.Vinicius"

Também no dia 7 dizia o Desambientado : "Vim agradecer o simpático comentário deixado no meu blog. Só tenho disponibilidade para "blogar" ao fim de semana, daí a lenta resposta. Gostei do seu blog: bom gosto, boa música e erudição suficiente. Bom fim de semana"

No dia 8 de Fevereiro dizia o Coro Anonymous: "Boa noite, Antes de mais, os nossos sinceros parabéns pelo excelente trabalho deste blog e pelo excelente serviço prestado à música! Seguindo o exemplo do Vox Maris, que com a sua inicitaiva nos despertou a timidez gstaríamos, também, de nos dar a conhecer. Estamos estamos em período de audições para entrada de novos elementos... assim sendo, cá estamos, somos o Coro Anonymus, todas as informações em http://www.coroanonymus.com/. Muito obrigada. Cláudia Camelo"

A 9 de Fevereiro dizia a Luciana: "Puxa, um blog sobre música clássica. Que interessante! É sempre bom degustar um pouquinho do passado. Parabéns pelo blog. Abçs!Luciana". Como lhe disse na altura: Luciana a música clássica não é apenas passado. Se o fosse já teria desaparecido.

A 10 de Fevereiro dizia Pianoman esclarecendo uma das nossas dúvidas resultantes das pesquisas da semana: "De José Rodrigues Miguéis, escrito durante o período em que o Autor residiu em Nova Iorque, o conto Arroz do Céu, dirigido aos mais novos, fala de temas actuais como a exclusão social num país de imigração, as difíceis condições de vida e as desigualdades de oportunidades, utilizando um tom poético, numa prosa cujo registo nos faz lembrar algumas das mais belas histórias de Charles Dickens." Faz parte dos programas do 7º ano da disciplina de Língua Portuguesa." Recomendação que Lalage também secundou de seguida: "Eu li o Arroz do Céu por recomendação dos alunos numa aula de substituição. Foi uma das aulas mais fáceis que já dei na minha vida pois os alunos passaram os 90 min. concentrados na leitura :) Até parecia um sonho! Fui logo à biblioteca requisitar o livro, claro."

A 14 de Fevereiro confessava Stalker acerca do facto de nos termos lembrado de Fernando Sor: "Fernando Sor!!!Tantas horas que passei à volta da sua música. É muito curioso ter-se lembrado dele, pois é um compositor quase desconhecido, pois praticamente só os guitarristas contactam com ele." A razão dessa lembrança como tive oportunidade de explicar prende-se com o facto de no ano anterior (em 2008) ter assistido a algumas provas do concurso do Fundão de Guitarra ...

No dia 14 de Fevereiro tínhamos ainda mais um elogio de um professor de educação musical. Dizia Luís da Moita : "os meus parabéns pelo seu excelente trabalho!!! como prof de Educação Musical encontro nesta página um optimo recurso para utilizar em sala de aula.. por favor não desista!!!! por portugal!!" Desistir ? Nunca ! Por Portugal, pela Paz e pela Música ... 

Oportunidades na Amazon