sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ernest Chausson - Poéme

Continuamos hoje a nossa epopeia pelas 100 obras que recomendamos com uma composição de um músico quase desconhecido mas de que gosto particularmente. Esta obra é uma das peças fundamentais no reportório de violino tendo sido composta em 1896 por Ernest Chausson por encomenda - ou melhor por influencia - do grande violinista e compositor Ysaÿe que lhe tinha solicitado um concerto para violino.

Ora Ernest Chausson que não era particularmente conhecido pela sua auto-confiança sentido-se incapaz de tal tarefa resolveu escrever uma obra menos complexa - uma espécie de fantasia. A obra foi estreada formalmente em Paris em 1897 por Ysaÿe tendo desde logo conhecido um grande sucesso.

A obra contida num único andamento não possui nenhuma forma composicional especifica desenvolvendo-se livremente inspirado numa história do romancista Russo Ivan Turgenev intitulada "Canto do Amor Triunfante". Note-se porém que apesar dessa inspiração Chausson  quis desde sempre negar qualquer desígnio programático referindo "não existe qualquer descrição. Apenas sensações."

Para ilustrar esta obra escolhemos uma gravação da violinista francesa Ginette Neveu de 1946 com a Orquestra Philarmonia de Londres sobre a direcção de Dobroven.

Oportunidades na Amazon