sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As 4 Estações de Vivaldi - Lista de 100 Obras

Temos vindo a actualizar a nossa lista das 100 composições de música clássica que recomendamos para quem quiser começar a ouvir este género de música. É bom frisar que esse tem sido sempre o objectivo deste blog e que por essa razão as nossas selecções são muitas vezes motivadas por critérios de "acessibilidade" que são obviamente subjectivos.

Já acusaram estas minhas listas de serem ridículas, banais ou outras coisas piores. Na realidade isso importa-me pouco porque respeitando o critério que me fixei acho que fazem sentido - passe a falta de modéstia.

No que diz respeito às Quatro Estações de Vivaldi já falamos abundantemente delas ao longo dos 4 anos e alguns meses deste blog.

No entanto como estes posts não estavam referenciados na respectiva lista aqui fica a indexação feita que espero ser útil para quem queira ouvir esta obra de referência do período barroco. Uma obra que de tantas vezes interpretada nos parece por vezes banal ... mas tal como o Estro Armónico de que falamos antes também aqui a inovação está presente sobre a forma da primeira música programática. Bem não será a primeira mas será sem dúvida a primeira vez que uma música abstracta foi concebida com a pretensão de representação de fenómenos ou sentimentos concretos.

Aproveitei também a ocasião para substituir alguns dos links de obras que entretanto foram retiradas do You Tube (possivelmente por restrições relativas ao copyright - um disparate mas enfim ...).

Por fim no fim deste post farei uma sugestão de algumas interpretações de referência desta obra que passarão também a estar disponíveis na caixa de sugestões da Amazon para quem as desejar adquirir.

Falamos então das várias estações nestes posts: Primavera, Verão, Outono, Inverno.

Para quem quiser ler os poemas em português também os traduzimos: Aqui .

Por fim como prometido quanto a interpretações de referência enfim nem sei como vos explicar a escolha é tanta entre interpretações de época mais ou menos "fieis" (como já explicamos não ligamos muito a isso) e outras com orquestras mais "poderosas" que ficamos bastante indecisos. Pensamos que devemos escolher uma Orquestra de Época simplesmente porque é mais provável que já tenham ouvido ou venham a ouvir uma interpretação mais "convencional". Entre essas depois de alguma consulta resolvemos propor a Orquestra Concerto Italiano dirigida por Rinaldi Allesandrini.

Oportunidades na Amazon