sábado, 17 de maio de 2008

Chopin - Piano Sonata Nº1 , Op. 4 em Dó Menor

Chopin compôs três sonatas para piano. A primeira destas sonatas foi composta bastante cedo na carreira do compositor mais precisamente em 1828 quando era aluno de Józef Elsner, a quem aliás a sonata é dedicada.

É provavelmente a obra mais "clássica" de Chopin demonstrando ainda alguma inexperiência do compositor e sobretudo uma fortíssima influência de Mozart e Beethoven. É uma obra muito diferente de tudo o que costumamos ouvir de Chopin.

A Sonata é composta por quatro andamentos como sabemos com a seguinte disposição:

Primeiro Andamento (Allegro Maestoso): Sem dúvida a parte mais clássica dentro do classicismo desta peça e a de mais difícil execução.
Segundo Andamento (Minueto): Talvez o andamento mais conseguido de toda a obra.
Terceiro Andamento (Larghetto) :
Quarto Andamento (Finale-Presto) : Bastante repetitivo e longo.

Em resumo esta peça não deixa grande saudades. Resolvemos aliás falar dela para vos mostrar que mesmo um génio como Chopin pode conceber obras menos boas quando tenta seguir uma forma (a forma clássica, canónica, ortodoxa da Sonata) com a qual não se identifica.

Um bom trabalho de escola mas uma composição que certamente não agradava a Chopin (aliás apenas foi publicada em 1851) o que diz muita coisa. É também uma obra muito pouco tocada pelo que tivemos de criar um filme para vos mostra o primeiro andamento que podem ver aqui interpretado pela excelente pianista turca Idil Beret que acabou por se tornar especialista em Chopin quase "Malgré soi" ...

Mais uma recomendação para hoje Sábado em Almada

Por sugestão do nosso atento leitor pianoman acrescentamos para todos os leitores do blog da zona de Lisboa uma proposta para o lado sul do rio Tejo mais precisamente em Almada no Solar do Zagallos. Todos os Sábados entre 10 de Maio e 7 de Junho decorre o ciclo "Noites de Primavera" às 21:30h.

A entrada é livre.

Solar dos Zagallos
Largo António José Piano Júnior, Sobreda
Tel: 21 294 70 00.

Oportunidades na Amazon