sábado, 24 de novembro de 2007

Bach - Sexto Concerto de Brandenburgo

Com este concerto chegamos ao fim desta série. Este concerto tem obviamente três andamentos sendo caracterizado pela ausência de violino, o que é pouco habitual.

Os três andamentos seguem a estrutura que já conhecemos (eu sei que estou a repetir, mas a minha esperança é que isto funcione como as tabuadas ... estou a falar meio a sério, meio a brincar claro). Temos assim um primeiro andamento Allegro, um segundo Adagio ma non troppo e o terceiro de novo Allegro.

Escolhemos para ilustrar este concerto de novo a Orquestra Barroca de Friburgo porque vamos aproveitar a ocasião para explicar um detalhe que por vezes confunde os menos habituados a ouvir música clássica. Vejam um pouco do video e façam pausa.



Como disse não há violinos ... diz-se nas partituras de "due Viole da Braccio, due Viole da Gamba, Violoncello, Violone e Cembalo". Os dois músicos que estão de pé estão a tocar Viola (na prática é um violino um pouco maior e logo com um som um pouco mais grave). Porque se trata de música barroca e na altura havia outro tipo de viola Bach especifica "Viole da Braccio" ou de Braço por oposição a Viole da Gamba - Literalmente Viola de Perna (desculpem a liberdade na tradução) - que estão a ser tocadas pelos dois músicos do lado direito. Ao fundo o violoncelo e o "Violone" - confesso que este ultimo não tenho a certeza de que se trata.

Como veêm este agrupamento respeita integralmente as especificações de Bach quanto à formação da orquestra.

Concerto com peças electroacústicas - selecção

No blog Arte no Tempo anuncia-se um concerto com peças electroacusticas para o qual está a decorrer o período de selecção de peças de jovens compositores até ao dia 30 de Novembro.
Caso esta notícia vos diga alguma coisa não deixem de visitar o referido blog.

Aqui fica um extracto do primeiro parágrafo da notícia:

"No âmbito de um fim-de-semana comemorativo do 1oº aniversário das Jornadas Nova Música, que decorrerá a 14 e 15 de Dezembro e cujo programa divulgaremos muito brevemente, aqui fica o anúncio de que estamos a aceitar peças de jovens compositores (preferencialmente estudantes) para selecção, com vista a constituir um programa para apresentação no referido fim-de-semana."

Gustav Leonhardt

Gustav Leonhardt nasceu na Holanda a 30 de Maio de 1928. É um dos lideres na re-introdução da execução das peças barrocas com instrumentos de época.

Para nós portugueses poderá ter interesse referir que participou como músico num filme de João César Monteiro À Flor do Mar (1986). Interpreta BWV 1016 — Sonata em E major para violino and harpsichordio.

Tem uma discografia notável de que se salienta a gravação completa das cantatas de Bach que decorreu entre 1971 e 1990.

Oportunidades na Amazon