sábado, 3 de outubro de 2009

Recomendacoes para o fim de semana

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas.

Começando como é hábito as nossas recomendações para o fim de semana pelo sul do país a nossa primeira proposta não é para este fim de semana prolongado mas sim para o dia 10 de Outubro. Teremos em Tavira na Igreja do Carmo às 21:30 a Orquestra do Algarve dirigida pelo Maestro Osvaldo Ferreira. Na primeira parte teremos a Abertura da Ópera A Rainha Louca de Alexandre Delgado (1965) e o Concerto para Violino e Orquestra Nº 4 em Ré Maior, K. 218 de Mozart. Será solista Katharina Krüger-Magieria. Na segunda parte teremos a Sinfonia Nº 99 em Mi bemol Maior Hob.I:99 de Haydn.

Em Lisboa no CCB no Domingo dia 5 de Outubro às 17h teremos um concerto intitulado "Caderno de Viagens (1): Viena, Budapeste, Transilvânia, Roménia" com obras de Ligetti, Beethoven e Haydn. Estas obras serão interpretadas pela Orquestra de Camara Portuguesa dirigida por Pedro Carneiro.

Ainda na zona urbana de Lisboa mais precisamente em Loures teremos um recital por António Saiote, Iwona Saiote e Constatin Sandu. Será no Sábado dia 3 às 17h e a entrada é livre.

Em Alcobaça na Igreja de São Lourenço teremos o Ensemble Contrapunctus - José Pereira (primeiro violino), Arthur Soulès (segundo violino), Alexandre Delgado (viola) e Guenrikh Elessine (violoncelo) no seu "Projecto Haydn". Será no Domingo dia 3 de Outubro às 16:30. Serão interpretados 3 quartetos de Haydn (Op. 2, Op. 33 e Op. 76). Este concerto repete no dia seguinte também na zona do Oeste na Igreja Paroquial de São Martinho do Porto. A entrada é livre em ambos os concertos.

Em Amarante na Igreja de São Gonçalo teremos o Coro e a Orquestra do Norte dirigidas por José Ferreira Lobo que irão interpretar precisamente uma das nossas sinfonias preferidas, a nona de Beethoven. A entrada é livre e será hoje 3 de Outubro (Sábado) às 22h. Serão solistas Elvira Ferreira (soprano), Patricia Porzio (meio-soprano), Rui Taveira (tenor), Luís Rodrigues (barítono).

No Porto na invicta cidade na sua Casa da Música a ONP e o Quarteto de Cordas de Matosinhos dirigidos por Joseph Swensen interpretarão transcrições para Orquestra de Obras celebres da música de câmara de Brahms e Beethoven. Os ouvintes terão ainda a ocasião de assistirem à estreia da nova peça de António Pinho Vargas encomendada pela edilidade de Matosinhos para o seu agrupamento residente que para a sua interpretação se juntará à ONP. Será hoje Sábado às 18h.

Finalmente fico feliz por mais uma vez vos poder dar uma recomendação para Ponta Delgada onde hoje pelas 21:30 na Igreja Matriz de Ponta Delgada a Orquestra Orquestra Barroca de Ponta Delgada dirigida por Cristiana Spadaro irá interpretar obras de Handel e J. Haydn. Este programa repete-se na igreja de São Pedro em Vila Franca do Campo.

As Sinfonias Preferidas - Actualização

Nesta actualização final introduzi propostas para as quatro sinfonias em falta.

Já que ainda estamos em período eleitoral não percam o balanço e aproveitando o treino votem na vossa sinfonia preferida. Aqui contrariamente a outros campeonatos não existem sondagens. Preferimos ter os resultados sempre visíveis e até fazemos campanha aberta por eles. Ah, não é muito diferente dos outros ? Pronto desculpem pensava que sim ...

Para vos dar uma ajuda no voto em consciência para além de vos dar a habitual lista dos resultados resolvi colocar em cada uma das dez sinfonias uma sugestão de escuta de não mais do que 3 minutos. É sempre um extracto que corresponde à parte que eu penso ser das mais representativas (ou conhecidas) de cada uma das sinfonias. A ideia é que em 30 minutos possam escolher melhor :-) :-)  E Votem por favor que eu gostava que daqui a 5 dias na data do segundo aniversário deste blog pudéssemos festejar mais de 100 votantes.

1º  Dvorack "Novo Mundo" (18 votos) : Pois é a sinfonia de Dvorack está em primeiro lugar o que me agrada bastante dado que para além de ser uma obra que eventualmente alguns de vós podem não conhecer é também um hino ao "melting pot" cultural. Seleccionei para vós o inicio do terceiro andamento pela Filarmónica de Viena dirigida por Karajan. O video tem 9 minutos mas eu sugiro para a tal meia-hora os primeiros 3 minutos.

2º Beethoven nº 9 (17 votos) : Não escondo que esta é a sinfonia da minha vida. Para escolher um extracto tive mesmo de fazer um grande esforço e optar por um critério popular, isto é escolher a parte mais conhecida. Seleccionei claro Bernstein e o concerto histórico de 1989 após a reunificação da Alemanha. Só podia. Oiçam aqui a partir do minuto 3:30 e até ao fim ...


3º Beethoven nº 7 (17votos): Terceira pelos critérios de desempate esta é mais uma daquelas em que é dificil escolher 3 minutos .... Aliás como para todas as 10 desta lista. Para não estarmos sempre a ouvir Karajan e Bernstein escolhi para esta obra uma interpretação do grande maestro Carlos Kleiber. Claro que tinha de ser o segundo andamento agora o problema é como fazer para escolher 3 minutos da fabulosa variação emocional que este andamento constitui. Bom proponho que apontem o vosso browser para aqui e oiçam entre o minuto 4:40 e o fim ...

4º Mahler nº 2 (16 votos) : Para Mahler tinha de escolher uma interpretação de Bernstein. Quanto ao extracto proponho que oiçam a partir do minuto 5:40 e até ao fim neste vídeo em que Leonard Bernstein dirige a filarmónica de Viena

5º Brahms nº 4 (14 votos) : Seguindo uma recomendação do nosso leitor Mário (vejam o comentário no post de ontem) voltamos a escolher Carlos Kleiber . Propomos que oiçam os primeiros 3 minutos deste vídeo.

6º Brahms nº 2 (13 votos) :  Para a segunda sinfonia de Brahms também seguindo a sugestão do Mário escolhemos o segundo andamento que podem ouvir aqui numa interpretação da Orquestra de Camara Holando-Alemã (numa tradução um quanto ad-hoc) dirigida por Otis Klöber. Proponho que oiçam este andamento a partir do minuto 2:20 para respeitarmos os nossos 3 minutos até ao minuto 5:20 :-)


7º Beethoven nº5 (11 votos) : Bom na quinta não posso deixar de recomendar os primeiros 3 minutos do primeiro andamento com o "toque do destino" ... Para introduzir alguma mudança proponho outro dos meus maestros preferidos, Karl Bohm com a Filarmónica de Viena.

8º Beethoven nº 3 (9 votos) : Bom nesta sinfonia teríamos claramente de escolher o segundo andamento. Escolhemos para ilustrar esta sinfonia uma interpretação da Filarmónica de Nova Iorque dirigida por Bruno Walter . Propomos que oiçam do minuto 5:00 até ao fim.

9º Schubert nº 9 (7 votos) : Para a nona de Schubert escolhemos uma interpretação da Filarmónica de Viena conduzida por Karl Bohm. Propomos que oiçam do minuto 5:00 até ao fim.

10º Mendelssohn "Italiana" (5votos) : Podem ouvir aqui os primeiros três minutos. Kurt Masur na sala (bom na sucesão da sala)) que outrora foi de Mendelssoh.

Oportunidades na Amazon