quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Biografia de Tomaso Albinoni

Nasceu em Veneza a 8 de Junho de 1671. Filho de um comerciante rico este facto valeu-lhe a independencia que faltou a muitos músicos da mesma época obrigados a compor por encomenda.

Sendo essencialmente um compositor de Óperas (compôs mais de 40) é mais conhecido por um trabalho que na verdade não é de sua autoria: O famoso Adagio de Albinoni (leia esta história aqui).

Uma grande parte do seu trabalho perdeu-se durante a segunda guerra mundial devido ao bombardeamento aliado de Dresden onde estava grande parte do espólio relativo ao compositor.
São conhecidas e interpretadas ainda hoje algumas das suas obras instrumentais de que podemos salientar o concerto para Oboe que pode ouvir aqui.

Apesar de não ser do conhecimento público Albinoni influenciou fortemente Bach que escreveu por exemplo algumas fugas baseadas em temas deste compositor.

Albinoni morreu em Veneza a 17 de Janeiro de 1751.

Tomaso Albinoni

Continuando nos compositores do Barroco e saindo agora de Bach (haveremos ainda de voltar com um resumo e uma biografia não se preocupem) hoje vamos falar de Tomaso Albinoni.

Albinoni é um desses compositores de uma única música. Ou melhor conhecido por uma única música. Como muitas vezes acontece nestes casos nem sequer é justa esta obsessão. Na verdade Albinoni é essencialmente - pasme-se - um compositor de operas tendo composto mais de 40 obras deste tipo.

Curiosamente a obra pela qual chegou à imortalidade até talvez nem seja dele, ou pelo menos não será totalmente de sua autoria. Na verdade é hoje aceite que esta obra é na verdade uma composição de Remo Giazotto um musicólogo do século XX que estudou profundamente a obra de Albinoni e terá composto este Adágio partindo de uma sonata ou de um fragmento de sonata de Albinoni.

Não deixa claro de ser uma obra fascinante por isso e uma das minhas preferidas para os momentos mais melancólicos. Uma trovoada de verão ao som de Albinoni continua a ser algo de fantástico.

Oiçam a Orquestra Sinfónica de Berlim conduzida por Herbert von Karajan (não vai dar para obter a trovoada mas se estiverem ao pé de uma janela com vista para o campo ou para o mar também dá ...).

Oportunidades na Amazon