segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Leonard Bernstein - Epilogo

Terminamos com este post uma sequência sobre Bernstein. Não poderíamos terminar esta sequência sem uma palavra para Leonard Bernstein enquanto educador. No site oficial podemos ler um belíssimo texto escrito pelo seu filho Jamie Bernstein intitulado "A Born Teacher".

Nesse texto Jamie diz-nos que existe uma expressão judaica que ilustra perfeitamente a atitude de Leonard Bernstein. Esta expressão é "Torah Lishmah" que significa numa tradução liberal "sede de conhecimento". E o que ele realmente mais gostava era comunicar esta excitação aos outros.

Ao ouvir Bernstein explicar o que é a forma de Sonata ou a diferença entre a tónica e a dominante sentíamos essa mesma excitação, a partilha de um segredo extraordinário diz ainda Jamie Berstein. Esta é a marca dos grandes professores, e Bernstein foi para muitos o grande professor.

Fiquem assim com a série de posts com a qual esperamos ter-vos dado a conhecer um pouco mais da obra deste grande maestro e compositor (esta parte voluntariamente ainda não abordamos)

Sétima Parte - Os concertos pelas causas
Sexta Parte - As aulas em Harvard
Quinta Parte - Os Concertos e Integrais com a Filarmónica de Viena
Quarta Parte - O famoso concerto com Glenn Gould
Terceira Parte
Segunda Parte
Primeira Parte

Pesquisas interessantes da semana (#13)

vida e obras de françois joseph gossec : Já falámos deste compositor aqui.

musica clássica lista de maestros: Temos uma lista dos melhores maestros dos finais do século XIX até ao século XXI aqui. É ainda um trabalho que está em curso por isso se encontrarem algum maestro que pensem dever fazer parte desta lista não hesitem.

quatro ultimas canções tradução: Bem atreavi-me a fazer uma tradução destas canções como prenda de anos para a minha irmã. Podem ler aqui.

que o pai de Brahms tocava? : Conforme poderá ler aqui na biografia deste compositor o pai de Brahms tocava contrabaixo estando listado entre os 40 melhores contrabaixista da Alemanha nesse período.

forma da sinfonia nº3 de Beethoven : Bem é uma sinfonia que marca uma ruptura profunda com a concepção da música havendo mesmo quem defenda começar aqui o período romântico. É no entanto em termos de forma bastante clássica com 4 andamentos organizados de acordo com padrão clássico. A questão mesmo está no conteúdo desses andamentos ... Leiam aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte) a análise a esta obra.

qual a melhor e mais conhecidas musicas de valsa: Este é um tema que também é recorrente entre os nossos leitores. A melhor é difícil de dizer. A mais conhecida será o Danúbio Azul ou eventualmente a Valsa do Imperador. Podem ler aqui um pequeno post sobre esta forma musical.

ne me quitte pas cantada por edith piaf : Sim Edith Piaf foi uma das várias cantoras que interpretaram este tema. Não o encontrei no You Tube infelizmente. Talvez venha a fazer um video com esta interpretação se entretanto encontrar pelo menos o audio ...

o que é o cravo bem temperado??? : Esta questão é interessante pelos três pontos de interrogação colocados. Merece um post à parte que irei colocar na minha lista de posts a fazer.

Oportunidades na Amazon