segunda-feira, 30 de março de 2009

As pesquisas interessantes da semana (#12)

Esta semana o Brasil assumiu o comando com 424 visitas contra 411 visitas de Portugal. De novo o terceiro lugar foi para o Reino Unido com 13 visitas. No que diz respeito a cidades manteve-se a ordem com Lisboa no primeiro lugar - 180 visitas seguida de São Paulo com 80 e da Invicta cidade do Porto com 43.

1. christian ferras violinista biografia : Grande violinista françês, falamos dele neste blog este fim de semana aqui. Fica prometida uma biografia para breve.

2. que tipo de musica claudio monteverdi compôs em sua vida?? : Bem Monteverdi foi dos primeiros compositores do período barroco. Leiam aqui uma curta biografia com um resumo da sua obra.

3. orquestras europeias : Tinha feito neste blog uma curta lista das melhores orquestras europeias (discutível claro) com algumas omissões certamente ... mas digamos que será uma lista de algumas das melhores Orquestras Europeias. Se quiserem adicionar alguma ...

4. quais foram os tres períodos romantico : Na música erudita (e aqui por momentos utilizo esta palavra para evitar mais confusões) distinguem-se três grande períodos efectivamente: O Barroco (que podemos representar pelas obras de Bach, Vivaldi e Handel) o período clássico (Haydn, Mozart e Beethoven este ultimo já numa fase de transição) e o período romântico (Mendelssohn, Brahms, Chopin, Schubert, Schumann, ... aqui é mais dificil ...). Depois seguiram-se as escolas nacionais ... e o período actual ... que confesso não sei classificar.

5. única sonata de beethoven para flauta e piano :
Consultando a lista de composições de Beethoven não encontrei qualquer referência a uma sonata para piano e flauta. A única sonata para instrumento de sopro é a Op. 17 para Trompa. Existem efectivamente algumas peças para piano e flauta Op. 105 e 107 mas que não são sonatas. Eventualmente existirá uma transcrição da Op. 17 para flauta e será talvez a isso que o nosso leitor faz referência.

6. toda a musica que eu conheco antonio vitorino de almeida: Pois eu comprei os dois volumes mas ainda só consegui ler o primeiro capítulo. Gostei do que li mas confesso que vou ter de reler antes de vos falar disso como prometi.

7. os concertos para violino de viotti : Bem Viotti escreveu nada mais nada menos do que 29 (!) concertos para violino. Destes concertos há dois que são relativamente conhecidos porque fazem parte de alguns métodos de ensino e do reportório por vezes utilizado em concursos de nível intermédio (o concerto nº 23) ou avançado (o concerto nº 22). Deste ultimo em particular existem algumas gravações interessantes como por exemplo esta de Grumiaux. Do concerto nº 23 já em tempos vos deixei com esta interpretação do meu filho Miguel.

8. o que significa k nas músicas clássicas : Muito provavelmente este leitor refere-se ao catálogo Köchel que é uma listagem completa das obras de Mozart. o "K" refere-se assim a inicial do nome de Ludwig von Köchel.

9. concertos para trompete : Bem esta questão merece um post só por si. Como ainda por cima temos dedicado pouca atenção aos instrumentos de sopro (mea culpa) fica aqui prometida mais uma lista em breve.

10. compositor clássico do reino unido: Se entendermos como clássico um músico de qualquer um dos três períodos (e incluindo apenas os "originalmente" britânicos) então teria de dizer que a escolher um seria Elgar com Purcell num segundo lugar renhido.

Oportunidades na Amazon