quarta-feira, 2 de abril de 2008

Louis Spohr (1784-1859)

Este post deveria ser escrito no dia 5 de Abril a data de nascimento (em 1784) de Louis Spohr em Kassel na Alemanha. No entanto para o dia 5 temos um outro aniversário para comemorar (podem tentar adivinhar não é muito difícil) e por isso Spohr fica mesmo com o dia hoje ...

A sua formação começou com o Maestro Dufour que reconhecendo a capacidade musical do jovem recomendou à sua família que o enviasse para Braunschweig para que continuasse a sua formação musical. Aí impressionou tanto o duque Herzog Ferdinand que este o contratou para o seu grupo de música de câmara apesar de na altura Spohr ter apenas 15 anos.

Alguns anos mais tarde sobre a influência do Duque tornou-se aluno de Franz Eck que o acompanhou na sua primeira tournée que o levou até São Petersburgo. Datam também desta altura (1802) as suas primeiras composições incluindo o seu primeiro concerto para Violino.

Entre 1813 e 1815 trabalhou como maestro no teatro de Viena onde se tornou amigo de Beethoven. A partir de 1822 e até à sua morte foi director musical na corte de Kassel a sua cidade natal onde faleceu em 1859.

Spohr foi um compositor bastante prolífico tendo composto mais de 150 obras com opus e uma outra centena não numerada. As suas composições situam-se na fronteira entre o clássico e o romantismo.

Para além de compositor Spohr foi também um notável violinista e professor. Como violinista diz-se que apenas teve paralelo em Paganini e como professor o seu método de ensino fez escola.

No que diz respeito à composição das suas noves sinfonias não existe muita memória com a excepção da sexta dita a "Histórica" que é uma paródia a vários géneros musicais. Porém algumas das suas peças nomeadamente o oitavo concerto para violino que se tornou popular através das interpretações de Heifezt e mais recentemente Hilary Hahn. Podem ouvir aqui uma interpretação deste concerto (prometo que um dia colocarei a da Hilary ou do Heufetz)

No que diz respeito às suas obras vocais, aliás curiosamente Spohr escrevia para Violino como se escrevesse para a voz humana que foi o facto que o levou a escrever também canções as suas Seis Canções (Op. 72). Podem ver aqui uma interpretação de uma dessas seis canções.

Além destas obras os concertos para clarinete e orquestra são também ainda hoje em dia bastantes executados sendo inclusivamente regularmente exigidas como provas de admissão. Pode ver aqui uma parte de um destes concertos.

Oportunidades na Amazon