quarta-feira, 17 de junho de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #26)

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Pesquisas da Semana
  1. "namorada de beethoven" : Bem aqui está um tema interessante para o Verão. Já aqui tínhamos apanhado o grande compositor quais paparazzi musicais.
  2. "as quatro estações:verão antónio vivaldi" : Esta também é uma questão que é quase recorrente. Aqui pode encontrar os poemas que eram lidos antes de cada interpretação deste conjunto de quatro concertos. Quanto à música propriamente dita podem começar pela Primavera (que contém os links para as restantes estações)
  3. chopin estudos : Conjunto de composições de Chopin de que falámos aqui.
  4. concerto de violino beethoven : O Concerto que venceu a nossa votação para concerto de violino sendo assim o nosso concerto preferido. Leiam aqui os resultados.
  5. coro vox maris : Bem temos vindo a falar deste coro algumas vezes. Leiam aqui um dos posts em que falamos deste coro e em que existe um link para o seu blog.
  6. erik wolfgang korngold concertos para violino : Este também foi um dos compositores com um concerto de violino que esteve a votação. Leiam aqui a apresentação desse concerto para o efeito dessa votação. 
  7. fur elise é homenagem : Retirado de um post anterior deste blog "Für Elise sigifica literalmente "Para Elisa" em Alemão. Falamos desta peça aqui. Na verdade completando a informação dada na altura é pouco provável que Elise alguma vez tenha existido, ou melhor que se tenha chamado Elisa. Mais provavelmente esta obra é dedicada a Teresa Malfatti. Na verdade o mito de Elise surgiu do trabalho de um historiador que se baseou num manuscrito entretanto desaparecido. Como o manuscrito não foi nunca encontrado surgiram várias explicações. Primeiro que na verdade Elise era Terese e que devido à má ortografia de Beethoven as duas coisas teriam sido confundidas. Explicação um pouco forçada. Segundo que na verdade o que estaria escrito era efectivamente Elise que seria na altura uma designação genérica de "bem amada" um pouco como se hoje disséssemos "A minha Maria". Muito pouco provável também sobretudo conhecendo a forma como Beethoven dedicava as suas obras. Em suma não sabemos o verdadeiro significado desta expressão e/ou se tão pouco ela é verdadeira. Apenas temos a certeza que se trata de uma dedicatória e possivelmente a uma bem amada, mais do que isso é pura especulação.
  8. mozart sinfonia prague k504 -1.º andamento : Falamos desta sinfonia e também do seu primeiro andamento na forma de sonata aqui. 
  9. quarteto de beethoven : Na verdade Beethoven compôs variadissimos quartetos quer para cordas quer para outros tipos de agrupamentos.
  10. schubert gute nacht : Já que Schubert esteve de volta a este blog esta pesquisa pareceu-nos interessante. Gute Nacht é a primeira canção do ciclo Winterreise e embora agora estejamos a chegar ao Verão ... Pensem que estamos no hemisfério Sul :-). Falámos deste ciclo e de todas as suas canções aqui.
Estatísticas
 

Tivemos esta semana 423 visitas (-12,6%) das quais 273 de Portugal (-16,26%) e 107 do Brasil (-3,6%). Em terceiro lugar colocou-se a Inglaterra com 7 visitas (-30,0%). Por cidades Lisboa mantém-se na liderança com 108 visitas (-32,5%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 38 (-13,64%) e em terceiro S. Paulo com 23 visitas (-8,0%).

Destas 168 foram directas (-16,83%), 167 foram através de sites de referência (-7,22%) enquanto 88 foram de motores de pesquisa (-13,73%).

Oportunidades na Amazon