sexta-feira, 8 de maio de 2009

Recomendacoes para o fim de semana

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas.

Em Évora teremos um recital pelo excelente pianista Brasileiro José Eduardo Martins no Sábado 9 às 21:30 intitulado “Pequena Panorâmica da Música Portuguesa para Piano”. Serão interpretadas obras de Carlos Seixas, António Fragoso, Orlando Silva, Fernando Lopes Graça, Fernando Lacerda Filipe Pires, Clotilde Rosa e Jorge Peixinho e dos brasileiros Francisco Mignone, Gilberto Mendes e Ricardo Tacuchian.

Em Lisboa teremos no Cinema São Jorge o Quarteto Artzen num concerto comentado por César Viana. Será no Domingo às 18h e a entrada é livre. Serão interpretadas obras de Felix Mendelssohn e Erwin Schulhoff.

Ainda em Lisboa e também no Domingo mas às 11h teremos a Orquestra Metropolitana de Lisboa na Culturgest dirigida por Augustin Dumay. Serão interpretadas obras de Anton Webern, Claude Debussy, Maurice Ravel e Benjamin Britten.

Um pouco mais a norte mais precisamente em Alcanena teremos a Orquestra Sinfónica Juvenil numa Gala de Ópera no Sábado às 21:30 no Cine-Teatro São Pedro. A Entrada Livre.

Ainda mais a Norte teremos o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo dirigido por Jorge Ferreira no Centro Cultural de Ílhavo. Será no Sábado dia 9 às 21:30.

Na invicta cidade do Porto poderão ver na Casa da Música do Porto no Sábado pelas 18h a Orquestra Nacional do Porto dirigida por Roberto Tibiriçá. O espectáculo intitulado "Choros do Brasil". Serão interpretadas obras de Luís de Freitas Branco, Eurico Carrapatoso - trata-se aqui de uma estreia, uma encomenda Casa da Música e uma nova obra para orquestra inspirada em música popular brasileira e Heitor Villa-Lobos - Choros n.º 6 e n.º 9.

Ainda no Porto no Coliseu do Porto teremos no Domingo de manhã integrado nos "Concertos Promenade 2008/2009". O programa é constituído por "As Quatro Estações", de Piazzola. Interpretação pela Orquestra do Algarve dirigida por Cesário Costa.

Para finalizar já fora do fim-de-semana (mas voltaremos a este tema) temos a seguinte programação no Primavera Musical em Castelo Branco. Mais informações aqui.

12 de Maio 21h30 (re)Descobrir Timbres
Auditório do Conservatório Regional de Castelo Branco
ANDREAS NEBL_acordeão e NAOKO NEBL_harmónica

14 de Maio_21h30
Auditório do Conservatório Regional de Castelo Branco
Bach and Forward
LUÍSA TENDER_piano

16 de Maio_21h30
Governo Civil de Castelo BrancBicentenário de F. Mendelsohn e J. Haydn
Coro VOCES CAELESTES – Dir. Sérgio Fontão – Pianoforte_Ana Mafalda Castro

Haydn - Concerto para piano nº 11 em Ré Maior

Não se esqueçam que este concerto será transmitido hoje à noite na nossa rádio preferida, a Rádio CRS às 22h. Não percam, porque este concerto é fantástico !

Haydn contrariamente a Mozart nunca foi um grande pianista. Talvez por isso dos doze concertos para piano que compôs apenas quatro foram editados com Haydn ainda em vida sendo este o segundo desses concertos. Composto entre 1780-1783 foi estreado em Paris em 1784.

É no entanto sobejamente conhecida a admiração que Mozart sentia por Haydn admiração essa que aliás era correspondida. Este concerto de Haydn foi sem dúvida um dos que mais terá influenciado Mozart no posterior desenvolvimento da forma.

Trata-se de um concerto em Ré Maior numa forma clássica em três andamentos a que nem o facto já referido de Haydn não ser pianista retira o incontestável brilho .

Dos três andamentos o ultimo (Rondo all'Ungarese) é sem margem para dúvidas o mais (re)conhecido sendo baseado numa dança Bosnia/Dalmata . O primeiro andamento com dois temas explorados primeiro pela orquestra e depois pelo solista é profundamente clássico na sua concepção (Vivace) embora o desenvolvimento do segundo tema seja pouco profundo. O segundo andamento (Un poco adagio) é essencialmente uma longa linha melódica explorada pelo solista.

Oportunidades na Amazon