domingo, 14 de dezembro de 2008

As pesquisas interessantes da semana (#15)

sarah shang violinista: Podem ler uma curta biografia neste post.

Sexta sinfonia de beethoven foi composta em que ano: A Sexta Sinfonia de Beethoven foi composta entre 1804/1805 e 1808 e estreada em 1808.

quem era compositor Accolay: Foi um compositor e pedagogo belga essencialmente conhecido hoje em dia pelo seu concerto para violino num único movimento e utilizado por vários métodos de ensino desse instrumento. Leiam mais aqui.

orquestras mundiais: Bem suponho que o objectivo era ter uma lista das grandes orquestras mundiais. Fizemos uma lista para a Europa aqui e uma lista para os Estados Unidos aqui.

o que hans von bullow dizia sobre brahms : Hans von Bullow começou era um dos defensores de Wagner o que à partida o colocaria no campo dos adversários de Brahms. Porém fosse porque a sua mulher Cosima (filha de Lizst) o traiu precisamente com Wagner, fosse porque Hans von Bullow era um verdadeiro defensor de todos os grandes músicos, Bullow considerava Brahms o digno sucessor de Beethoven. Disse por exemplo da primeira sinfonia de Brahms que ela era digna de ser a décima de Beethoven.

gossec hino liberdade : Supomos que estão a falar do "Choeur à la liberté" com poema de M.-J. Chénier para quatro vozes, coro misto e orquestra. Criado em Abril de 1792.

Oportunidades na Amazon