domingo, 14 de fevereiro de 2010

Britten, Sarasate e Milhaud num grande Carnaval

O carnaval não é uma festa que me diga muito no entanto há na música clássica bastantes obras (falámos por exemplo de uma de Saint Saens) que remetem para este período quer directamente quer pelo clima criado. Dizia que não me diz muito excepto se for festejado com música claro está. E por isso fui ouvir o concerto de Carnaval da Orquestra Metropolitana no CCB (integrado no ciclo Concertos para a Familia).

Além do grupo de percussão que iniciou o concerto o programa incluía três obras diferentes todas remetendo no entanto para temática do Carnaval.

A primeira obra interpretada foi Carnaval do Canadá (op. 19) de Benjamin Britten de que infelizmente não encontrei qualquer interpretação no You Tube.  A segunda obra interpretada, sem margem para dúvida a mais conhecida das três foi a Fantasia Carmen de Pablo Sarasate que podemos ouvir interpretada por Efrem Zimbalist  (no CCB foi solista Otto Pereira). Finalmente a terceira obra no programa foi o Carnaval de Londres (Op. 172)  de Darius Milhaud e do qual também não encontro qualquer interpretação no You Tube. Podem em alternativa ouvir este outro Carnaval de Milhaud (Op. 83b).

Foi um concerto comentado que apesar de uma sala bastante irrequieta (muitas crianças o que é normal sendo um concerto para a família) foi muito agradável. Orquestra dirigida por Patrick Lange, comentários por Cesário Costa.

Oportunidades na Amazon