segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Rober Schumann - Sinfonia nº1 Op. 38 em Si Bemol Maior

A primeira sinfonia de Schumann foi literalmente composta em meia duzia de dias (pelo menos um esboço da sua estrutura) tendo o trabalho completo de concepção decorrido em poucos meses.


A estreia na Gewandwaus em Leipzig foi dirigida por Mendelssohn (como se vê o papel deste compositor foi verdadeiramente charneira na música nesses anos) a 31 de Março de 1841 tendo tido um razoável sucesso.

A obra é composta por 4 andamentos numa ordenação relativamente "clássica". Utilizamos para vos mostrar esta sinfonia uma interpretação da Orquestra de Cleveland dirigida por George Szell.

1º Andamento: Andante un poco maestoso – Allegro molto vivace (Si Bemol Maior)
2º Andamento: Larghetto (Mi Bemol Maior)
3º Andamento: Scherzo: Molto vivace (Ré Menor)
4º Andamento: Allegro animato e grazioso (Si Bemol Maior)

Desta obra são os dois movimentos exteriores que melhor demonstram o grau de inovação do compositor que aliás são também únicos pela sincera expressão de alegria que transmitem (raro em Schumann). O segundo andamento tem muito de Beethoven (e talvez por isso seja o meu preferido) enquanto o terceiro pela utilização de dois trios não deixa de se relacionar também estreitamente com um período mais clássico do que romântico. 

Oportunidades na Amazon