quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pesquisas interessantes da Semana (2009 - #24)

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi (Novo)
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal (Novo):
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso (Novo):
  • Sinfonias de Beethoven(Novo) : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista 
Pesquisas da Semana
  1. rachmaninoff il volo diz que não gosta de musica clássica? : Trata-se de uma obra orquestral composta por Rimsky Korsakov e que faz parte da ópera "A História do Tsar Saltan". Oiçam aqui numa versão próxima do original. esta tem sido uma pesquisa também frequente de forma que irei fazer um post sobre a obra em breve e juntar à nossa lista de pesquisa frequentes.
  2. a morte e a donzela schubert : Esta é também uma das questões que se coloca rapidamente como uma forte candidata às questões recorrentes. Trata-se de uma obra de Schubert que o compositor escreveu imediatamente após conhecer a natureza da sua doença e que como tal parece absorver um certo estado de espírito ... Falámos desta composição aqui.
  3. biografia de shinichi suzuki : Músico e pedagogo japonês que inventou uma filosofia de ensino da arte pela imitação e que revolucionou o ensino de alguns instrumentos. Falamos deste pedagogo aqui.
  4. concerto em sol maior joachim quantz : Bem fafámos de Quantz aqui mas versamos sobretudo o seu trabalho enquanto flautista. É um bom tema para um futuro post.
  5. dança húngara autor : Houve vários compositores que escreveram obras baseadas em várias danças húngaras, porém nenhum obteve tanto sucesso como Brahms. Falámos das danças húngaras de Brahms aqui.
  6. el arte de dirigir la orquesta. hermann scherchen. : Hermann Scherchen foi um maestro alemão (1891- 1966) bastante conhecido pelo seu tratado "Lehrbuch des Dirigierens" ou seja "Tratado de Direcção de Orquestra. Tentaremos em breve dar um resumo deste livro.
  7. Lia Yeranosyan e Antonio Capela,luthier : Lia Yeranosyan foi a vencedora na categoria Infantil do concurso Capela de que falámos aqui. Como já referimos gostariamos muito de fazer aqui neste blog uma história desta familia de Luthiers mas até agora não encontramos material suficente.
  8. quatro últimas canções : As quatro ultimas composições de Richard Strauss e umas das mais pungentes peças de música que conheço. Pelo tema, pelo ambiente que criam, pelas circunstâncias da sua composição e tantas vezes pela história dos seus interpretes. Falamos delas aqui.
  9. se tu m'ami, se sospiri tradução : Bom pode encontrar a tradução desta composição, erradamente atribuída a Pergolesi mas que não deixa por isso de ser muito bela, aqui.
  10. ópera fidélio : A única ópera de Beethoven de que falámos aqui.
Estatísticas

Tivemos esta semana 484 visitas (-7,1%) das quais 315 de Portugal (-11,0%) e 116 do Brasil (-2,52%). Em terceiro lugar voltou a estar a França com 19 visitas (+72,73%). Por cidades Lisboa mantém-se na liderança com 161 visitas (-12,02%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 29 (-32,56%) e em terceiro S. Paulo também com 29 visitas (-21,62%).

Destas 171 foram directas (-21,2%), 190 foram através de sites de referência (+6,74%) enquanto 121 foram de motores de pesquisa (-3,97%).

Oportunidades na Amazon