sábado, 20 de junho de 2009

Homenagem a Alvaro Cassuto - 50 anos de Carreira

Como poderão ter lido ontem no post com as recomendações para o fim de semana o maestro Álvaro Cassuto comemorou este ano 50 anos de carreira. Alvaro Cassuto é um dos mais representativos maestros e compositores portugueses.

Nasceu no Porto a 17 de Novembro de 1938 tendo estudado com Artur Santos e Lopes Graça. Prosseguiu os seus estudos com Klussmann em Hamburgo tendo obtido o grau de director de orquestra no conservatório de Viena em 1965. Trabalhou e estudou com alguns dos mais reputados maestros na Europa e nos estados Unidos, Ahlendorf, Karajan, Ferrara e Stokowski. Enquanto esteve nos Estados Unidos ganhou o prémio Koussevitzky em Tanglewood (1969).

Dirigiu as maiores orquestras europeias e americanas tendo fundado em 1985 a Orquestra Nova Filarmonia. A sua carreira não se resume à direcção de orquestra tendo composto várias obras algumas que resultaram do contacto com Stockhausen, Ligeti and Messiaen que decorreu em cursos que seguiu em Darmstadt. Na verdade as suas duas Sinfonias Breves (1959-1960) introduziram o serialismo em Portugal. Porém nos últimos anos da sua carreira sobretudo a partir de meados da década de 70 a sua carreira enquanto maestro sobrepôs-se à carreira de compositor.

Neste extracto que encontrei no You Tube podem ver fotografias de um ensaio de uma das suas composições. Neste outro extracto podem ouvir o maestro a dirigir a Sinfónica da Cidade de Londres numa obra de Marcos Portugal enquanto que neste outro podem ouvir uma obra de Joly Braga Santos (Orquestra Sinfónica da Irlanda). Seria injusto não vos mostrar Alváro Cassuto a dirigir uma obra do seu mestre Fernando Lopes-Graça . Escolhemos uma obra Sinfónica com Violoncelo obliggato encomendada por Rostropovich e gravada ao vivo em 1995. Podem ouvir aqui  (Irene Lima no violoncelo).


Esta biografia foi baseada em elementos biográficos retirados do site da Naxos e da Enciclopédia Grove Music.

Oportunidades na Amazon