terça-feira, 29 de abril de 2008

Nocturnos de Chopin - Quinta Parte

Hoje vamos abordar mais um conjunto de dois nocturnos que compõem o Op. 37.

O primeiro destes nocturnos é o Nocturno nº11 em Sol Menor (Andante sostenuto). Composto entre 1838/39 e publicado em 1840. Também conhecido como "Os suspiros" é dos mais simples execução. Não consegui ainda encontrar uma execução deste nocturno.

O segundo nocturno que faz parte deste Op. 37 é o Nocturno nº 12 em Sol Maior (andantino). Foi composto em 1839 (umas semanas após ter chegado a Nohant). Felizmente em relação a este nocturno encontrei uma gravação histórica do pianista Leopold Godowsky (1870-1938) gravado, imagine-se, em 1928. Oiçam esta gravação aqui. Lindíssimo, não ?

Primavera Musical - XIV Festival Internacional de Música de Castelo Branco

Começa hoje a Primavera Musical em Castelo Branco. Sei que não é quinta-feira e logo não é dia de recomendações mas não queria deixar de vos sugerir que não percam esta ocasião. Para os meus leitores da zona já não será notícia mas os restantes que espalhem palavra. Assim o festival terá as salas cheias que certamente merece.

Hoje Terça-feira, 29 de Abril às 21h30 no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco. Recital a solo pelo pianista Miguel Borges Coelho, que tocará obras de Schumann (Kreisleriana), Stravinsky (Petrouchka) e o primeiro caderno das Images, de Claude Debussy.

Já sabem como eu costumo dizer nas minhas recomendações de Quinta-Feira. Derrotem as pantufas, vençam os sofás que tentam tragar-vos para a preguiça e vão ouvir grande música ao vivo. Porque ao vivo é mesmo outra coisa

Oportunidades na Amazon