domingo, 27 de janeiro de 2013

Blog do Ano - Categoria Música - Resultados Finais

Caros leitores terminou a votação tendo este blog ficado em quarto lugar na categoria com mais de 100 votos expressos. A todos os que participaram votando neste blog ou em outros o meu agradecimento.

Parabéns ao vencedor Songs for the Deaf Radio excelente blog que se recomenda. Outro tipo de música mas não deixa por isso de ser sobre música e músicos e fazendo no meu entender um trabalho espectacular na divulgação de novos talentos. Para quem gosta de música um blog a não perder goste-se ou não do género.

Aqui ficam os resultados finais para memória futura. Ainda hoje faremos o nosso habitual post com a pesquisa da Semana e talvez um adicional sobre Wagner (ou não, logo veremos).


O Som no Cinema

Hoje de manhã visitei o ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento) nas visitas organizadas que foram organizadas para entre outras razões chamar a atenção para a situação em que se encontra o Arquivo pela ausência de algumas verbas fundamentais para assegurar o seu correcto funcionamento.




A esse propósito e antes que me comecem a dizer que é o mercado, que não há dinheiro, que essas despesas não são absolutamente necessárias digo-vos duas coisas: Em primeiro lugar que pelo pude julgar certamente não são despesas inúteis e faustosas que encarecem uma obra fundamental na preservação da nossa herança cultural porque a gestão da cinemateca é feita de uma forma frugal e com uma sã perspectiva económica.  Inclusivamente os serviços com maior risco de sobrevivência são precisamente os que até são rentáveis do ponto de vista económico estando apenas em risco não por medidas politicas razoáveis mas apenas pela aplicação cega de critérios burocráticos. Em segundo lugar sem obstar ao ponto anterior que me perdoem mas o dinheiro existe sempre. É uma questão de nós querermos enquanto sociedade que ele exista.

Fechando o longo parênteses de tudo o que vi o que me fascinou particularmente e que é o titulo deste post é a forma como o som é codificado visualmente na própria fita. Nunca me tinha passado pela cabeça que fosse feito assim. Fui investigar e descobri um filme que explica o processo. Nunca tinha pensado neste problema ... é que na fita não existe banda magnética normal e embora nos primórdios a banda sonora fosse feita em separado estão a ver o que é que isso significava em termos de sincronização?

A propósito a imagem que mostro é o edifício que no ANIM contém armazenadas as peliculas em Nitrato de Celulose conhecidos pela sua capacidade de combustão.

Ainda a propósito do parênteses e antes de terminar se quiserem ajudar a cinemateca podem fazê-lo tornando-se Amigos da Cinemateca Portuguesa. Podem aceder ao Formulário de Adesão e conhecer as vantagens de que usufruem.

Oportunidades na Amazon